sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Alunos de Guarujá conquistam prêmio em torneio da Lego no Rio de Janeiro

Guarujá foi a única cidade de Baixada Santista representada no torneio;
próxima etapa será em Indaiatuba, nos dias 5 e 6 de dezembro


Alunos do Ensino Médio de Guarujá garantiram a primeira colocação em duas categorias do torneio FLL (First Lego League), realizado na cidade do Rio de Janeiro, no último dia 20. A próxima etapa do torneio será em Indaiatuba, interior do estado de São Paulo, nos dias 05 e 06 de dezembro.

No total, 25 equipes participaram da competição, que aconteceu na escola Santo Inácio, na praia de Botafogo. Guarujá foi o único município da Baixada Santista representante no torneio da Lego.

A equipe de robótica Mandrack Reborn, composta por seis integrantes, três técnicos e três competidores, faturaram dois troféus: primeiro lugar na categoria Missões e primeiro lugar na categoria Champions Award, além de três medalhas para cada participante.

Os alunos da equipe estudam o Ensino Médio na rede estadual de ensino. No 1º ano, destacam-se Juan Andrade Silva, Estefano Figueiredo Moreira, Thaniara Luz dos Santos e Guilherme Teixeira de Almeida. Do 2º e 3º ano, respectivamente, Nicholas Belém Leite e Eduardo de Almeida Oliveira.

Prêmios - A equipe Mandrack Reborn, já faturou outros prêmios. Em 2008, foi 1º lugar no Regional Aberto Sudeste. No mesmo ano garantiu a primeira colocação, como Melhor Pesquisa do Brasil, no Campeonato Brasileiro. Os dois trabalhos respeitaram o tema Energias Renováveis.

Já em 2009, a prefeita de Guarujá Maria Antonieta de Brito e a Secretaria de Educação Priscila Bonnini estiveram na Dinamarca para receber o prêmio de Inovação em Educação Tecnológica do Projeto Robô com o tema Mudanças Climáticas, conquistado pelos alunos com o 1º lugar no campeonato brasileiro.

O First Lego League é a continuação do Projeto Lego Zoom, desenvolvido e oferecido pela Prefeitura de Guarujá para os alunos do Ensino Fundamental, com idade de nove a quinze anos.

Projeto Pronetrân - Os pequenos gênios também criaram o Projeto Pronetrân para o motorista brasileiro. Com um cadastro nacional pela internet, os condutores serão inscritos com a pontuação inicial de 365 estrelas. Pela proposta da equipe guarujaense, a cada infração o motorista perderia uma estrela. Já os condutores mais aplicados, sem perda nenhuma estrela num período de cinco anos, teriam desconto total no IPVA de seu carro.

Patrocinadores - Para participar da próxima etapa os “Einstein” mirins precisam de patrocínio. Além de transporte para Indaiatuba, os estudantes precisam pagar a taxa de inscrição para o campeonato, hospedagem nos dias do evento, uniformes, banners, folders e alimentação. Os interessados em ajudar a equipe podem entrar em contato pelos telefones 3348-1475, com Eduardo, e 8802-0211, com Juan, ou pelo e-mail mandrack.reborn@gmail.com.




Estudantes de Guarujá conquistam primeiro lugar em feira estadual de tecnologia

Os alunos da ETEC Santos Dumont desenvolveram um gerador movido a energia solar

Os alunos da Escola Técnica Estadual (ETEC) Santos Dumont, localizada em Guarujá, conquistaram a primeira colocação na Categoria Ciências Biológicas e Agrárias, da 4ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza. O evento aconteceu em novembro na Expo Barra Funda, em São Paulo.

A 4ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza demonstrou projetos inovadores de alunos das Escolas Técnicas (Etecs) e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais. Entre as invenções, que aliam criatividade, sustentabilidade e responsabilidade social, destacaram-se a casa ecológica, o plástico biodegradável, o elevador para portadores de deficiência e o sapato para deficientes visuais.

Na oportunidade, foram expostos 233 trabalhos. Concorreram na “Mostra de Projetos” 161 trabalhos de estudantes das Etecs e 40 das Fatecs. A novidade deste ano ficou por conta da participação de 11 projetos internacionais, desenvolvidos por estudantes de escolas da Argentina, Costa Rica e Peru.

Além da primeira colocação, os estudantes do Ensino Médio Estefânio Figueiredo Moreira, Guilherme Teixeira de Almeida e Juan Andrade da Silva juntamente com os professores Edilberto Felix da Silva, de Química e Luiz Antonio Vieira, de Física, receberam, como prêmio especial, o credenciamento para representar o Centro Paula Souza na MOSTRATEC 2011. O evento será realizado em outubro de 2011, na cidade de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul.

Os alunos desenvolveram um projeto pensando na possibilidade do aproveitamento de energia solar, que é acessível a todos. “É a fonte renovável mais abundante no Brasil, assim como mais sustentável financeiramente”, explicou o professor de química.

Segundo Silva, a experiência de Guarujá é um gerador alimentado pela pressão de vapores, por meio da convergência de raios solares. “No interior de um recipiente há a evaporação de um líquido não-tóxico para girar as hélices do gerador. O sistema interno pelo qual a substância passa é hermeticamente vedado”, explicou a assistente técnica administrativa, Areta Lins Pita.

Para a confecção do aparelho, foram usados produtos reutilizados, o que deu ao projeto maior viabilidade econômica e ambiental.

Abaixo o Corpo do Projeto:


quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Escola de Morrinhos promove ação em homenagem ao Dia da Consciência Negra

Dança, música, exposição de artesanato e concurso de penteados afro integram a programação; evento acontece no sábado (27)

A escola Municipal Jacirema dos Santos Fontes realiza no próximo dia 27 de novembro a partir das 14 horas várias homenagens em comemoração ao Dia da Consciência Negra. A unidade escolar fica a Rua Daniel Matos da Silva, nº 63 - Morrinhos I, a programação será recheada de eventos.

Dentre as atividades previstas para o dia da comemoração, há dança africana, música e concurso de penteados. No local, também haverá serviços de aferição da pressão arterial, oficinas de cabeleireiros, artesanatos, apresentação de vídeo, palestra sobre urgências e emergência domiciliar, além de exposição de trabalhos nos períodos da manhã e tarde.

Programação:


14h30 - Abertura - Leitura de texto Professora Débora

14h45 - Capoeira, Grupo Afroketu e Conto Africano - Professoras Luciane 3ºD e Neuza 3ºF.

15h30 - Dança Circular Africana - Professoras Ana Célia, Roseli, Dayse e Valéria.

15h45 - Dança Africana - Professoras Sueli, Alice Mara, Sônia Galdino, Catarine, Ionice e Ana Paula, com a participação de 36 alunos.

16 horas - Desfile Afro - Professora Débora e participação dos alunos dos 3º e 5º anos.

16h20 - Concurso Cabelo Afro.

16h40 - Apresentação Samba do Crioulo Doido.

17 horas - Música de Encerramento.

Biblioteca Cidadã chega ao Balneário Cidade Atlântica nesta quarta-feira (24)

Além de incentivar o hábito da leitura, o projeto levará serviços de cartório ao bairro;
o evento acontece de 24 à 26 de novembro, na Escola Municipal Sérgio Pereira.

Implantado em 2009 pela Prefeitura de Guarujá, o Projeto Biblioteca Cidadã chega à sua 5ª edição. Desta vez, o evento será realizado na Escola Municipal Sérgio Pereira (Avenida Atlântica, 1.516 – Balneário Cidade Atlântica – Enseada), de quarta (24) à sexta-feira (26), das 9 às 17 horas.

A iniciativa consiste em uma série de ações com três objetivos principais: dar conhecimento à população do acervo municipal, valorizar as bibliotecas e estimular a leitura, levando cidadania à população mais carente.

As edições anteriores do projeto levaram serviços gratuitos prestados pelo Cartório de Registro Civil. Houve campanha de doações de livros nos bairros e conscientização nas escolas sobre a importância da leitura e da doação de livros. “A cada edição, o sucesso é muito grande. E mais edições virão pela frente, sempre com o objetivo de levar cidadania à população mais carente”, disse o chefe da Divisão de Bibliotecas da Prefeitura, Pedro Menezes do Nascimento.

Segundo ele, a população recebe orientações sobre seus direitos e procedimentos necessários para regularizar documentos. “Além de incentivar o hábito da leitura, estamos levando cidadania a estas comunidades”, ressaltou Nascimento.

Parceria – O Projeto Biblioteca Cidadã é uma parceria da Prefeitura com o Cartório de Registro Civil. A iniciativa oferece os seguintes serviços: registros de nascimento com registro de paternidade e orientação às gestantes; registros tardios daqueles que ainda não possuem a Certidão de Nascimento; registro de Paternidade Responsável; Registro de Casamento, além de segunda via de registros.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Guarujá estende atendimento à educação infantil

A partir de agora, crianças menores de 6 anos também serão beneficiadas com atendimento educacional especializado.

O município de Guarujá possui salas de recursos multifuncionais em 18 escolas do Ensino Fundamental. Entre os beneficiados com a ferramenta, estão 200 alunos com necessidades especiais. Esse atendimento ampliou na Educação Infantil, sendo implantado inicialmente na Escola Municipal Hermínina Neves Vittielo no período vespertino no horário das 13 às 17 horas, (Rua João Thomas Tangary, nº 95 – Santa Rosa - Guarujá/SP).

A intenção da Prefeitura de Guarujá é atender com qualidade alunos portadores de deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades (superdotados), matriculados nas creches e unidades de Educação Infantil.

No próximo ano, as Escolas Municipais Profº João de Oliveira (Rua Manoel Vicente de Brito, s/nº - Morrinhos III – Guarujá) e Pastor Samuel Franco de Menezes (End.: Av. Oswaldo Cruz, nº 350 - Parque Estuário - Vicente de Carvalho) também contarão com salas de recursos multifuncionais.

Segundo a secretária da Educação, Priscilla Bonini, os alunos que freqüentam a sala de recursos multifuncionais são atendidos fora do horário regular das classes comuns. O atendimento é realizado de uma a duas vezes por semana, de forma individual ou em pequenos grupos, em até 2 horas. “Neste período, os alunos trabalham com materiais e recursos pedagógicos, por meio de um atendimento diferenciado”, explicou Priscilla.

A Secretaria da Educação presta atendimento educacional especializado para garantir que sejam reconhecidas e atendidas as particularidades de cada aluno com necessidades educativas especiais. Por meio de recursos pedagógicos e de acessibilidade, a Administração Pública elimina as barreiras para a participação e aprendizagem desses estudantes.

Sala de Recursos Multifuncionais – É um espaço organizado com materiais didáticos, pedagógicos, equipamentos e profissionais especialistas em educação especial, projetadas para oferecer suporte às necessidades educacionais especiais dos alunos, favorecendo o acesso ao conhecimento.

As pessoas com necessidades educacionais especiais têm assegurado o direito à educação em classes comuns e ao atendimento educacional especializado complementar ou suplementar à escolarização. O atendimento especial deve ser realizado preferencialmente em salas de recursos multifuncionais na escola, onde estejam matriculadas, em outra escola ou em centros de atendimento educacional especializado.

Prefeitura oferece capacitação para pajens

Desde o inicio do ano letivo de 2010, a Coordenadoria de Divisão do Núcleo Educacional Infantil Municipal (Neim) oferece cursos de propostas para a formação continuada de pajens e auxiliares de desenvolvimento infantil. O próximo curso será na quarta-feira (24), das 9 às 11horas e das 14 às 16 horas, no Centro de Capacitação Professor Carmine Felippelli, sito à Rua Maranhão, s/n, em cima da biblioteca Geraldo Ferraz, em Vicente de Carvalho.

Baseado nas Leis de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, o treinamento visa garantir a qualidade de desenvolvimento das crianças, respeitando as faixas etárias e o processo de aprendizagem. Busca articular experiências e os saberes dos alunos com os conhecimentos das propostas pedagógicas.

“Diante destas concepções, houve a necessidade de incorporar a dimensão de cursos de formação continuada de profissionais com a tarefa de apoiar em mudanças de procedimentos e atitudes. Para tanto, são necessários processos formativos eficientes de ações pedagógicas, ajudando os profissionais a construírem seus conhecimentos a partir da apropriação e reflexão de formas de trabalho com crianças”, explicou a coordenadora de educação infantil, Edna da Silva Costa.

Para a coordenadora, os profissionais que participam destas práticas pedagógicas e educacionais demonstram mais segurança no desenvolvimento das atividades diárias. “Na concepção do brincar, educar e cuidar, eles têm mais qualidade nas aplicações do dia-a-dia com as crianças”, finalizou.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Guarujá sediará Encontro Regional do Proinfancia

Nesta sexta-feira (19), Guarujá sedia o Encontro Regional do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Pública de Educação Infantil (Proinfancia), do Ministério da Educação (MEC). O encontro será conduzido pela professora Karina Rizek, representante do MEC. Representantes de 50 municípios do Estado de São Paulo participam do evento, que acontece às 9 horas, no espaço Gobatti (Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, 817, Pitangueiras – Guarujá).
 
A coordenadora de Educação Infantil da Secretaria da Educação, Edna da Silva Costa, disse que todas as cidades inscritas no programa Proinfancia são beneficiadas com a construção de uma creche. O benefício faz parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). “As creches a serem construídas são totalmente elaboradas pelo MEC, que também dará assessoramento técnico-pedagógico ao programa”, explicou  Edna.
 
Segundo ela, Guarujá foi contemplada com a construção de uma unidade de Educação Infantil, no Jardim Progresso.  “O diferencial deste programa é a integração de todos os técnicos envolvidos, como engenheiros, arquitetos e educadores, para a construção de uma unidade educacional que garanta a harmonia dos espaços, a acessibilidade, a funcionalidade e a ação pedagógica”, concluiu.
 
Como parte deste diálogo, o Proinfancia prevê reuniões de Assessoria Técnica. Nestes encontros, são discutidas a produção e a análise de Propostas Pedagógicas pautadas na reflexão dos educadores representantes dos municípios beneficiados.
 
Cartão de visitas - Durante o encontro, haverá a apresentação do Projeto de Atividades Motoras e Ações Recreativas (A.M.A.R) com  a encenação da peça “Encantando na Casa de Ruth”, baseada na obra da autora infantil Ruth Rocha.   No elenco, professoras e pajens da rede municipal de ensino.  O projeto é considerado o cartão de visitas da Secretaria da Educação.
 
O A.M.A.R tem como objetivo exercer atividades recreativas com crianças de quatro meses a três anos e onze meses de idade. “A função do projeto é atender as crianças de forma mais ampla, com atividades direcionadas ao atendimento pedagógico. A importância é instruir as crianças na linguagem da literatura”, explicou a coordenadora de Projetos e Programas da Educação Infantil, Cátia de Souza Silva.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Passe Livre de Guarujá é recorde em sua última fase


A Prefeitura de Guarujá encerrou, neste mês de agosto, a contagem dos beneficiados com o Passe Livre na terceira e última fase. Nesta etapa foram contemplados 651 alunos, que poderão retirar o cartão em suas unidades escolares a partir desta quarta-feira (1º). Novamente os números ultrapassaram as metas da Comissão de Avaliação do benefício, com 3.695 alunos, ao todo, sendo contemplados com a gratuidade nas três etapas de avaliação. 
Desde janeiro deste ano, 5.385 estudantes de Guarujá solicitaram o Passe Livre. Os números (ver gráfico) são resultados das novas diretrizes implantadas pelo atual governo, que tem sua política pública voltada, principalmente, aos mais carentes. 
Novas solicitações só poderão ser feitas no próximo ano letivo, sendo que a documentação necessária está prevista em lei. Os interessados em demais informações podem se informar diretamente na unidade de ensino onde o aluno está matriculado. 
Passe Livre –O passe livre é uma gratuidade na tarifa do transporte coletivo de Guarujá. O serviço atende estudantes que residem a mais de um quilômetro onde estudam e não possuem condições financeiras para arcar com o transporte público. Aos moldes do Município, a gratuidade não é aplicada em nenhuma outra cidade da Baixada Santista. 

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Alunos de Guarujá participam do projeto ‘Ecoviver’


O Projeto Ecoviver inicia atividades em 11 unidades de ensino de Guarujá no próximo dia 28 de agosto. A iniciativa, realizada em parceria entre a Prefeitura de Guarujá e a concessionária Ecovias, é direcionada a professores e alunos do Ensino Fundamental I (a partir do 3º ano), Fundamental II e Ensino de Jovens e Adultos (EJA). 
O projeto foi iniciado no ano passado, quando foi realizado o “Ecoviver nas Escolas”. Participam do projeto, em média, 55 professores que desenvolveram os trabalhos com cerca de 1.650 estudantes.   
Os alunos que participarem do projeto diretamente com seus professores receberão um certificado de honra ao mérito. O objetivo é que todos assumam uma posição de protagonistas na busca e recomendação de alternativas para as questões encontradas, passando a ser agentes de transformação dentro de suas comunidades. 
Os trabalhos confeccionados serão expostos numa Mostra nas respectivas unidades escolares e também numa Mostra Municipal, que acontecerá no dia 29 de setembro, sendo selecionadas duas escolas para representarem Guarujá na Mostra Final, especialmente promovida pela Ecorodovias. 
Projeto Ecoviver – A iniciativa tem como temática os impactos do lixo no meio ambiente e o objetivo de despertar a sensibilidade dos educadores em relação ao papel que exercem na formação da consciência ecológica das crianças. O “Ecoviver”, na edição anterior, envolveu professores e alunos, num total de 43 profissionais da Educação, que desenvolveram trabalhos com mais de 1400 estudantes.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

E.M Afonso Nunes realiza Torneio de Lego

A Prefeitura de Guarujá promove nesta quarta-feira (4), às 14 horas, o torneio interno de LEGO, por iniciativa da Escola Municipal Vereador Afonso Nunes. A competição acontecerá nas dependências da unidade escolar (Rua Rui Barbosa, 365 – Pae Cará), onde os melhores alunos da instituição serão selecionados para participarem do torneio sul-americano a ser realizado em setembro, na cidade de São Paulo.

O torneio contará com 75 alunos do 8º ano, divididos em oito grupos. Para competir, cada equipe teve que construir, fora do período letivo, um robô de controle remoto. O autômato terá que cumprir algumas missões sobre uma plataforma que simula uma cidade.

De acordo com a diretora da escola, Maria Aparecida Andrade, a competição simulará algumas infrações de trânsito e o robô terá que corrigi-las. Por exemplo: um veículo transitando na contramão. Em relação à premiação, todos os alunos receberão um certificado de participação e os melhores grupos ganharão medalhas de ouro, prata e bronze, respectivamente.

O Lego é considerado pela Secretaria da Educação de Guarujá o brinquedo do século, em votação realizada no ano passado. Segundo a titular da pasta, Priscilla Maria Bonini Ribeiro, a decisão de organizar este torneio foi da escola, já que o material é distribuído para as instituições através do Programa LEGO Zoom.

Programa LEGO Zoom – A iniciativa destinada à Educação Infantil é inédita no Município. A ação está baseada nos quatro pilares da educação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco):

Aprender a ser (busca do autoconhecimento, autoestima, pensamento crítico e criatividade); Aprender a Aprender (descoberta do prazer de conhecer, compreender, construir e reconstruir); Aprender a conviver (desenvolvimento da percepção, respeito e valorização ao próximo); e Aprender a Fazer (desenvolvimento de habilidades e competências que resultem na aplicação da tecnologia) são os conceitos básicos a serem seguidos.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Guarujá Livre do Analfabetismo

Educação é a porta de entrada para melhoria da condição humana, com ela o cidadão tem acesso à cultura, ao conhecimento de seus direitos, a melhores empregos e a um mundo imenso de oportunidades.

No Guarujá, segundo última medição do IBGE, a taxa de analfabetismo encontra-se em mais de 8%, ou seja, mais de 18 mil pessoas que não sabem ler e escrever.  A Unesco considera que uma cidade esta livre do analfabetismo quando consegue reduzir sua taxa para menos de 4%, situação que apenas três municípios no estado de São Paulo conseguiram alcançar.

A Prefeitura de Guarujá oferece através da Secretaria de Educação a possibilidade de se alfabetizar através de salas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Programa Brasil Alfabetizado. Apesar do crescente número de matrícula, ainda existem muitos cidadãos que não conhecem essa oportunidade de acesso gratuito à educação, por isso devemos reunir esforços para diminuir o analfabetismo e tornar o Guarujá uma “Cidade Livre do Analfabetismo”.

Desta forma a Prefeitura estará mobilizando todas as suas Secretarias e unidades públicas para se tornarem um ponto de captação de alunos para serem alfabetizados. Porém para uma ação mais eficaz, contamos com a participação dos demais órgãos públicos, empresas da cidade, organizações da sociedade civil e de cada morador de nosso município a fim de captarem alunos, divulgar a importância de se alfabetizar, formarem núcleo de alfabetização e atuarem, como voluntários, neste primeiro passo na luta pela transformação social através da Educação.

A abertura da campanha será no dia 29/07 às 15 horas no Paço Municipal Raphael Vitiello e contamos com sua presença e dos colaboradores de sua instituição para junto tornarmos o Guarujá uma “Cidade Livre do Analfabetismo”.

Maiores informações pelo telefone (13) 3308-7770 – ramais 7717, 7720 ou 7709.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Cursos profissionalizantes no Perequê

Com parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), a prefeitura de Guarujá estará oferecendo neste segundo semestre turmas para os cursos de eletricista instalador residencial, leitura interpretativa de desenho e projetos de obras civis e pintor de obras.

A grande novidade é que os cursos vão acontecer em escolas dos bairros Mar e Céu, Maré Mansa, Perequê e Umuarama. Ao todo serão 208 vagas e futuramente será ampliado este número.

E.M. Mário Cerqueira Leite Filho - Perequê
E.M. Benedicta Blac Gonzalez - Jd. Umuarama
E.M. Ver. Ary da Silva Souza - Jd. Mar e Céu
CAEC Cornélio Conceição Pacheco - Maré Mansa

Mais informações pelo telefone: 13-3308-7770

sexta-feira, 18 de junho de 2010

SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DO GUARUJÁ – 2010

Sempre é hora de aprender e se atualizar, e para isso a Secretaria de Educação está trazendo mais uma edição do Simpósio Internacional de Educação do Guarujá (SIEG). O tema deste ano é “Humanizando a Educação” e o evento acontece nos dias 01,02 e 03 de Julho.


Grandes nomes da área da Educação vão realizar palestras durante os três dias do evento. Dentre eles: a educadora argentina Alicia Fernandéz, o consultor de inclusão escolar Romeu Sassaki, o Livre-Docente César Nunes e, retornando ao Guarujá, o Doutor em Educação Mário Sérgio Cortella.


A novidade neste será o Encontro de Jovens e Pais que trará como palestrante o famoso M.V. Bill com o tema: “Juventude diante a vida: sonhos, expectativas e desejos”.


As tradicionais oficinas e grupos trabalhos acontecem no último dia do evento. Para consultar os locais e a programação completa do SIEG 2010 visite o site http://www.gruhbas.com.br/ ou por telefone na Secretaria Municipal de Educação de Guarujá (13) 3308-7770


Já estão abertas as inscrições e todos os professores da rede municipal que queiram participar podem fazer suas inscrições no site abaixo: http://www.gruhbas.com.br/


Os demais interessados também podem buscar informações sobre valores e forma de inscrição no site do evento.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

GABARITO DO CONCURSO PARA EDUCAÇÃO 2010

Se você fez a prova no último domingo (06) do concurso público da Prefeitura Municipal de Guarujá, já pode conferir o gabarito da prova do site abaixo:


O concurso foi realizado para os cargos de Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Inspetor de Alunos, Psicólogo e Professor de Educação Especial – DV que vão atuar na Secretária Municipal de Educação.

Em breve também vamos divulgar os resultados finais.

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Mapa das Unidades de Ensino do Guarujá

O Blog Educação Guarujá está trazendo mais uma novidade. Com a ajuda do Google Maps localizamos todas as unidades de ensino da nossa rede municipal. Este aplicativo permite a visualização rápida, com endereço e demais informações das escolas e equipamentos públicos educacionais. Em breve o mapa também contará com a localização das unidades estaduais e particulares de ensino.

Clique na no link abaixo para conhecer um pouco mais dessa ferramenta:


sexta-feira, 16 de abril de 2010

Projeto Pontinhos ensina braile para deficientes visuais


Com objetivo de ensinar o código Braille para munícipes que perderam a visão, a Prefeitura Municipal de Guarujá por meio da Secretaria da Educação abre inscrições para o Projeto Pontinhos.

O projeto, coordenado pela Divisão de Educação Especial, tem como proposta atender adultos que perderam a visão ou que não tiveram a oportunidade de aprender a linguagem em Braille. “Embora os avanços tecnológicos propiciem outras formas de acesso à informação, o código Braille é ainda o recurso de leitura e escrita próprio para cegos”, afirma a professora Ana Maria Lopes da Nova, chefe da Divisão de Educação Especial.

As aulas têm início dia 19/04 e acontecerão na Escola Municipal Lucimara de Jesus Vicente nas segundas e quartas feiras sempre a partir das 19h. Maiores informações sobre o curso podem ser obtidas pelo telefone 3308-7770 ramal 7724.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Mais de 9 mil alunos recebem kits de higiene bucal

A Prefeitura Municipal de Guarujá, através da parceria entre as Secretarias da Educação (Seduc) e Saúde (Sesau) promoverá no dia 07 de abril (quarta-feira) às 9 horas a distribuição dos kits de Higiene Bucal, sendo ele individual e coletivo. A Escola Municipal de Educação Infantil Maria de Lourdes Gonçalves de Oliveira (Alameda Duartina, 95, Vila Áurea, Vicente de Carvalho – Guarujá) será o palco das entregas.



O projeto ‘Saber Em Ação: Saúde Bucal’ é coordenado pela professora Régia de Paula, tendo como intuito conscientizar os alunos da educação infantil e das creches a adotar medidas importantes para cuidar dos dentes e gengivas, prevenindo-os de cáries e outras doenças bucais.



Os kits serão distribuídos em 44 escolas da cidade (ver relação), num total de 9220 individuais e 615 coletivos, distribuídos por faixa etária entre os estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental, em especial o primeiro ano. Todas as unidades escolares terão ambos os kits para distribuição.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Projeto de Educação Infantil ‘Lego Zoom’ chega às escolas de Guarujá


A Prefeitura de Guarujá, através da Secretaria da Educação (Seduc) realizou no período de 05 a 12 de março, a capacitação para aproximadamente 300 profissionais da educação, entre eles, orientadores e diretores das Escolas Municipais e Núcleos de Educação Infantil, no Centro de Capacitação Carmine Felippelli (Rua Ceará s/nº – Vicente de Carvalho – Guarujá).

A capacitação teve como objetivo instrumentalizar o Professor na busca de novas técnicas que ofereçam às crianças um aprendizado mais envolvente, criativo e motivador. Incluindo valores como habilidades e competências, que devem ser adquiridos nas unidades escolares e levados para a toda a vida.

O Projeto de Educação Infantil ‘Lego Zoom’ é inédito no município, sendo que na Baixada Santista apenas Cubatão possui uma iniciativa parecida. A ação está baseada nos quatro pilares da Educação da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Aprender a ser (busca do auto-conhecimento, auto-estima, pensamento critico e criatividade); Aprender a Aprender (descoberta do prazer de conhecer, compreender, construir e reconstruir); Aprender a Conviver (desenvolvimento da percepção, respeito e valorização ao próximo); Aprender a Fazer (desenvolvimento de habilidades e competências que resultem na aplicação da tecnologia), são os conceitos básicos a serem seguidos.

A secretária da Educação, Priscilla Bonini, afirma que o lego foi eleito o brinquedo do século, em votação realizada no ano passado. “Destaco a importância deste projeto, visto que, os brinquedos têm origem dinamarquesa, não sendo vendidos aqui no Brasil”, ressalta.