sexta-feira, 18 de junho de 2010

SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DO GUARUJÁ – 2010

Sempre é hora de aprender e se atualizar, e para isso a Secretaria de Educação está trazendo mais uma edição do Simpósio Internacional de Educação do Guarujá (SIEG). O tema deste ano é “Humanizando a Educação” e o evento acontece nos dias 01,02 e 03 de Julho.


Grandes nomes da área da Educação vão realizar palestras durante os três dias do evento. Dentre eles: a educadora argentina Alicia Fernandéz, o consultor de inclusão escolar Romeu Sassaki, o Livre-Docente César Nunes e, retornando ao Guarujá, o Doutor em Educação Mário Sérgio Cortella.


A novidade neste será o Encontro de Jovens e Pais que trará como palestrante o famoso M.V. Bill com o tema: “Juventude diante a vida: sonhos, expectativas e desejos”.


As tradicionais oficinas e grupos trabalhos acontecem no último dia do evento. Para consultar os locais e a programação completa do SIEG 2010 visite o site http://www.gruhbas.com.br/ ou por telefone na Secretaria Municipal de Educação de Guarujá (13) 3308-7770


Já estão abertas as inscrições e todos os professores da rede municipal que queiram participar podem fazer suas inscrições no site abaixo: http://www.gruhbas.com.br/


Os demais interessados também podem buscar informações sobre valores e forma de inscrição no site do evento.

3 comentários:

  1. Analfabetismo Digital


    Com os novos meios de comunicação já existentes como a internet e diversos programas de mensagens e relacionamentos, é difícil acreditar que nossos mestres do saber, aqueles que têm a missão de passar o conhecimento para as crianças e adolescentes, ainda relutam a conhecer e aprender a utilizar-se dessas poderosas ferramentas no seu dia a dia.
    Nos dias atuais onde crianças com três, quatro anos de idade já sabem mexer em computadores, como esses mestres do saber podem dialogar em sala de aula, ou saber do que eles conversam? Como esses mestres do saber que preferem viver na idade da pedra, podem exigir dos alunos que aprendam as lições, se não podem passar informações de sites de estudos, pesquisas etc.?
    Fica ainda mais difícil acreditar na educação de nossas crianças, quando você se depara com professores em sala de aula solicitando ajuda dos Auxiliares Administrativos da Secretaria, para mexer na lousa digital, outra ferramenta importante para o aprendizado do aluno. Solicitando que entre em sites para fazerem suas inscrições na área da educação falando que vão obter conhecimento, mas se quer sabem localizar os mesmos ou mexer nos computadores.
    Agora ficaria fácil acreditar na educação de nossos filhos, se a Secretaria da Educação realizasse, exigisse ou apenas solicitasse a esses mestres, cursos de computação para que possam adentrar nessa grande era digital, porque não mais é possível viver na idade da pedra.

    Miguel Moreira Severino
    Aux. Administrativo

    ResponderExcluir
  2. Caro Miguel
    A inclusão digital é uma barreira a ser transposta tanto pelos alunos quanto pelos professores e demais profissionais da Educação, mas que a prefeitura esta batalhando para transpô-los.
    Já foram realizadas capacitações para o uso das salas multimídias (lousa digital) com os professores da rede municipal e estaremos oferecendo de forma contínua suporte para seu uso.
    Estamos também em fase de implantação no município do ProInfo, programa do Governo Federal que envolve estruturação física na forma de laboratórios e a capacitação dos professores no uso de Tecnologias Educacionais. O ínicio deste projeto está previsto para o mês de Outubro.
    Fora isso ainda temos planejado para o próximo ano inúmeras novidades positivas como o Núcleo de Educação Tecnológica.

    Secretaria de Educação

    ResponderExcluir
  3. Bom dia,

    Tenho conhecimento dos cursos, palestras, projetos e simpósios que a Secretaria da Educação oferece.
    A minha indignação é contra àqueles que relutam em querer e se esforçar para aprender, e não contra os que oferecem todas as oportunidades necessárias para a obtenção do conhecimento.
    Quero deixar claro que estamos torcendo para que o plantio dê bons frutos, que as oportunidades oferecidas sejam abraçadas com muito esforço e interesse.
    Assim a tendência normal das atitudes, quando voltadas para o desempenho profissional buscando sempre a melhoria contínua será uma maior qualidade dos serviços prestados e um melhor aproveitamento por parte de quem precisa.

    Parabéns à Secretaria!!!!
    Miguel Moreira Severino
    Aux. Administrativo

    ResponderExcluir