sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Estudantes de Guarujá conquistam primeiro lugar em feira estadual de tecnologia

Os alunos da ETEC Santos Dumont desenvolveram um gerador movido a energia solar

Os alunos da Escola Técnica Estadual (ETEC) Santos Dumont, localizada em Guarujá, conquistaram a primeira colocação na Categoria Ciências Biológicas e Agrárias, da 4ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza. O evento aconteceu em novembro na Expo Barra Funda, em São Paulo.

A 4ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza demonstrou projetos inovadores de alunos das Escolas Técnicas (Etecs) e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais. Entre as invenções, que aliam criatividade, sustentabilidade e responsabilidade social, destacaram-se a casa ecológica, o plástico biodegradável, o elevador para portadores de deficiência e o sapato para deficientes visuais.

Na oportunidade, foram expostos 233 trabalhos. Concorreram na “Mostra de Projetos” 161 trabalhos de estudantes das Etecs e 40 das Fatecs. A novidade deste ano ficou por conta da participação de 11 projetos internacionais, desenvolvidos por estudantes de escolas da Argentina, Costa Rica e Peru.

Além da primeira colocação, os estudantes do Ensino Médio Estefânio Figueiredo Moreira, Guilherme Teixeira de Almeida e Juan Andrade da Silva juntamente com os professores Edilberto Felix da Silva, de Química e Luiz Antonio Vieira, de Física, receberam, como prêmio especial, o credenciamento para representar o Centro Paula Souza na MOSTRATEC 2011. O evento será realizado em outubro de 2011, na cidade de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul.

Os alunos desenvolveram um projeto pensando na possibilidade do aproveitamento de energia solar, que é acessível a todos. “É a fonte renovável mais abundante no Brasil, assim como mais sustentável financeiramente”, explicou o professor de química.

Segundo Silva, a experiência de Guarujá é um gerador alimentado pela pressão de vapores, por meio da convergência de raios solares. “No interior de um recipiente há a evaporação de um líquido não-tóxico para girar as hélices do gerador. O sistema interno pelo qual a substância passa é hermeticamente vedado”, explicou a assistente técnica administrativa, Areta Lins Pita.

Para a confecção do aparelho, foram usados produtos reutilizados, o que deu ao projeto maior viabilidade econômica e ambiental.

Abaixo o Corpo do Projeto:


Nenhum comentário:

Postar um comentário