A Prefeitura de Guarujá promove nesta quarta-feira (4), às 14 horas, o torneio interno de LEGO, por iniciativa da Escola Municipal Vereador Afonso Nunes. A competição acontecerá nas dependências da unidade escolar (Rua Rui Barbosa, 365 – Pae Cará), onde os melhores alunos da instituição serão selecionados para participarem do torneio sul-americano a ser realizado em setembro, na cidade de São Paulo.
O torneio contará com 75 alunos do 8º ano, divididos em oito grupos. Para competir, cada equipe teve que construir, fora do período letivo, um robô de controle remoto. O autômato terá que cumprir algumas missões sobre uma plataforma que simula uma cidade.
De acordo com a diretora da escola, Maria Aparecida Andrade, a competição simulará algumas infrações de trânsito e o robô terá que corrigi-las. Por exemplo: um veículo transitando na contramão. Em relação à premiação, todos os alunos receberão um certificado de participação e os melhores grupos ganharão medalhas de ouro, prata e bronze, respectivamente.
O Lego é considerado pela Secretaria da Educação de Guarujá o brinquedo do século, em votação realizada no ano passado. Segundo a titular da pasta, Priscilla Maria Bonini Ribeiro, a decisão de organizar este torneio foi da escola, já que o material é distribuído para as instituições através do Programa LEGO Zoom.
Programa LEGO Zoom – A iniciativa destinada à Educação Infantil é inédita no Município. A ação está baseada nos quatro pilares da educação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco):
Aprender a ser (busca do autoconhecimento, autoestima, pensamento crítico e criatividade); Aprender a Aprender (descoberta do prazer de conhecer, compreender, construir e reconstruir); Aprender a conviver (desenvolvimento da percepção, respeito e valorização ao próximo); e Aprender a Fazer (desenvolvimento de habilidades e competências que resultem na aplicação da tecnologia) são os conceitos básicos a serem seguidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário