quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Guarujá sediará Encontro Regional do Proinfancia

Nesta sexta-feira (19), Guarujá sedia o Encontro Regional do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Pública de Educação Infantil (Proinfancia), do Ministério da Educação (MEC). O encontro será conduzido pela professora Karina Rizek, representante do MEC. Representantes de 50 municípios do Estado de São Paulo participam do evento, que acontece às 9 horas, no espaço Gobatti (Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, 817, Pitangueiras – Guarujá).
 
A coordenadora de Educação Infantil da Secretaria da Educação, Edna da Silva Costa, disse que todas as cidades inscritas no programa Proinfancia são beneficiadas com a construção de uma creche. O benefício faz parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). “As creches a serem construídas são totalmente elaboradas pelo MEC, que também dará assessoramento técnico-pedagógico ao programa”, explicou  Edna.
 
Segundo ela, Guarujá foi contemplada com a construção de uma unidade de Educação Infantil, no Jardim Progresso.  “O diferencial deste programa é a integração de todos os técnicos envolvidos, como engenheiros, arquitetos e educadores, para a construção de uma unidade educacional que garanta a harmonia dos espaços, a acessibilidade, a funcionalidade e a ação pedagógica”, concluiu.
 
Como parte deste diálogo, o Proinfancia prevê reuniões de Assessoria Técnica. Nestes encontros, são discutidas a produção e a análise de Propostas Pedagógicas pautadas na reflexão dos educadores representantes dos municípios beneficiados.
 
Cartão de visitas - Durante o encontro, haverá a apresentação do Projeto de Atividades Motoras e Ações Recreativas (A.M.A.R) com  a encenação da peça “Encantando na Casa de Ruth”, baseada na obra da autora infantil Ruth Rocha.   No elenco, professoras e pajens da rede municipal de ensino.  O projeto é considerado o cartão de visitas da Secretaria da Educação.
 
O A.M.A.R tem como objetivo exercer atividades recreativas com crianças de quatro meses a três anos e onze meses de idade. “A função do projeto é atender as crianças de forma mais ampla, com atividades direcionadas ao atendimento pedagógico. A importância é instruir as crianças na linguagem da literatura”, explicou a coordenadora de Projetos e Programas da Educação Infantil, Cátia de Souza Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário