sábado, 21 de novembro de 2009
Proerd forma mais de 900 alunos em Guarujá
Mais de 900 alunos, do 5º ano do Ensino Fundamental de Guarujá, integrantes do Programa de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), formaram-se na última quinta-feira (19). Ao todo, seis escolas municipais da Cidade participaram do evento que lotou o Centro Esportivo Duque de Caxias – Tejereba, na Enseada.
Durante as aulas do Proerd, alunos das escolas municipais Professor Antonio Ferreira de Almeida Júnior, Benedicta Blac Gonzalez, Herbert Henry Dow, Mário Cerqueira Leite Filho, Sérgio Pereira Rodrigues e Vereador Ary da Silva Souza aprenderam técnicas centradas na resistência às drogas.
O conteúdo do programa foi ministrado ao longo do semestre, com o objetivo de integrar e conscientizar pais e alunos a respeito dos problemas causados pelos entorpecentes.
A secretária da Educação, Priscilla Bonini, esteve presente na cerimônia e lembrou que o trabalho de combate às drogas deve continuar com o auxílio dos pais. “A parceria com a Polícia Militar, nos possibilita mostrar para as crianças como elas devem agir para ficar longe das drogas, mas é importante lembrar também que esse trabalho não acaba na formatura; continua em casa, com os pais. Por isso a participação deles também é fundamental”, concluiu.
Proerd - O programa atende crianças do 5º ano do Ensino Fundamental de escolas particulares, estaduais e municipais da Cidade. Durante as aulas, professores e soldados da Polícia Militar, dão instruções sobre os malefícios do uso de drogas, por meio de ações sócio-educativas, ensinando técnicas de resistência no contato com entorpecentes.
Seduc realiza Teste Vocacional em Escolas
A Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria da Educação (Seduc) está desenvolvendo teste vocacional, com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de algumas unidades escolares do município (ver relação). A iniciativa foi organizada pela Coordenação do Serviço de Orientação Educacional e Orientadoras Educacionais das escolas municipais da Cidade.
De acordo com a secretária de Educação Priscilla Bonini, o teste vocacional não deve ser usado como ‘conselheiro’, e sim como um apontamento de alguns caminhos que podem, ou não, serem seguidos. “A idéia é de fazer com que os jovens usem o teste como forma de autoconhecimento, e para tirar dúvidas quanto à futura profissão,” afirma.
Segundo o Setor de Orientação Educacional da Seduc, a iniciativa teve uma repercussão muito boa nas unidades escolares e na vida de cada aluno. O teste ajuda a ampliar o campo de atuação no mercado de trabalho e a procurar alternativas mais acessíveis ao seu futuro empreendedor.
O setor responsável pela iniciativa afirma também que no próximo ano mais unidades escolares passarão a participar do projeto, dando um avanço maior e colocando estes testes como estratégias em todas as disciplinas ampliando o campo de ação e fortalecendo os conteúdos escolares. “O objetivo desta ação é trazer um melhor resultado aos nossos alunos e por conseqüência as nossas aulas”, concluiu a secretária.
Os testes vocacionais são utilizados por pessoas que estão em dúvida sobre as suas aptidões. Ele orienta, principalmente, aqueles que não sabem que faculdade prestar, e a carreira que pretende seguir até o final de sua vida. Como o nome sugere o Teste serve como ferramenta para apontar a vocação ou não de uma pessoa para determinada tarefa ou prática.
Antigamente os testes vocacionais eram padronizados, geralmente com seu resultado dividido em duas grades frentes, humanas e exatas, o que trazia restrição à pessoa que o realizava. Hoje em dia os métodos e pesquisas sofreram enormes mudanças e evolução, é possível fazer o teste a partir de seus gostos e habilidades.
Veja relação das escolas participantes:
E.M. 1º de Maio
E.M. Vereador Afonso Nunes
E.M. Dirce Valério
E.M. Gladston Jafet
E.M. Ivonete
E.M. Lúcia Flora
E.M. Lucimara
E.M. Maria Aparecida
Cartório de Guarujá é premiado por prestar serviço social
O Cartório de Registro Civil de Guarujá participou no último sábado (14) do IV Prêmio de Qualidade no Atendimento ao Cliente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) realizado na cidade de Barra Bonita, em São Paulo. Na ocasião, a concessionária foi premiada por ter em seu atendimento o serviço “Biblioteca Cidadã”.
Um serviço social, prestado por meio de uma parceria com a Secretaria da Educação de Guarujá, o Biblioteca Cidadã já beneficiou cerca de mil pessoas em menos de 1 ano de existência. O IV Prêmio de Qualidade reuniu todos os cartórios de Registro Civil do Estado de São Paulo. A partir deste ano, a iniciativa busca conduzir os cartórios paulistas rumo à certificação internacional de qualidade, padrão ISO 9000.
De acordo com o oficial Roberto Lúcio Vieira, do Cartório de Registro Civil sede Guarujá, a cidade conquistou o segundo lugar perdendo apenas para a concessionária de Ribeirão Preto. “Ficamos felizes com a premiação. Não imaginávamos que tiraríamos o prêmio de cidades grandiosas com até 800 mil habitantes. O projeto Biblioteca Cidadã teve extrema importância nesta conquista. É raro encontrar um Cartório que além do bom atendimento, presta serviço social”, afirma Roberto.
O Prêmio de Qualidade no Atendimento ao Cliente da Arpen-SP tem como objetivo principal estimular os cartórios paulistas a buscarem a excelência no atendimento aos seus usuários, incentivando a busca por patamares cada vez mais altos na prestação de um serviço inovador, dinâmico, seguro e eficiente aos usuários do Registro Civil do Estado de São Paulo.
Biblioteca Cidadã - A iniciativa é da Secretaria Municipal da Educação de Guarujá e consiste em uma série de ações com três objetivos principais: dar conhecimento à população do acervo municipal, valorizar as bibliotecas e estimular a leitura e levar cidadania à população carente.
A primeira fase do projeto foi marcada com a abertura das bibliotecas Geraldo Ferraz (em Vicente de Carvalho) e Martins Fontes (no Centro de Guarujá), aos sábados, das 9 às 17 horas, e com o início de uma campanha de doação de livros, entre os funcionários da Prefeitura, vereadores, empresários e munícipes.
Na segunda fase, uma equipe do Cartório de Registro Civil cadastra e encaminha os participantes para aquisições de certidões de nascimento, registro de paternidade e orientação às gestantes, registros tardios (quem ainda não possuem o registro de nascimento), registro de paternidade responsável (inclusão do nome do pai no documento), casamentos (conversão de união estável, com orientação quanto à documentação necessária e os prazos exigidos por lei) e segunda via de registros.
O projeto já atendeu os bairros Perequê, Maré Mansa e Santa Cruz dos Navegantes.
Seduc lança Projeto Espaço de Aprendizagem 2010
Os alfabetizadores de Guarujá acabam de ganhar uma oportunidade. A Secretaria Municipal da Educação (SEDUC), através do Projeto Espaço de Aprendizagem 2010 está selecionando professores com especialidade em psicopedagogia, ou que tenham feito um curso de Formação de Alfabetização (Letra e Vida), para lecionar no programa.
O Espaço de Aprendizagem será apresentado na próxima quinta-feira (26) às 18 horas. O Centro de Capacitação Carmen Filipeli (Rua Ceará, s/nº, Vila Alice) será palco do lançamento oficial do projeto. Os educadores que tenham interesse em participar deste programa devem ficar atentos.
A Divisão de Apoio Psicopedagógico, comandada por Marcos Eduardo dos Santos enviou fichas de inscrição para todas as unidades de ensino da Cidade. Informações sobre escolas participantes e horários podem ser obtidas diretamente com a direção das unidades de ensino. A seleção será feita no próprio Centro de Capacitação, após analise das fichas de inscrição dos candidatos.
De acordo com a secretária da Educação, Priscilla Bonini, para lecionar no Espaço de Aprendizagem, o candidato deverá preencher os seguintes requisitos: ser professor de educação básica I da rede municipal, ter especialidade em psicopedagogia, ou ter feito curso de Formação de Alfabetização (Letra e Vida).
Projeto Espaço de Aprendizagem 2010
Prevê o acompanhamento aos alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, no contra-turno, que apresentem rendimento insatisfatório em relação aos demais estudantes. O seu objetivo é oferecer espaço de múltiplas experiências de aprendizagem.
A iniciativa busca o sentido para o aprender do estudante, para que o mesmo possa compartilhar de um conhecimento maior sobre as matérias estudadas. O projeto tem como responsabilidade encaminhar os alunos para o atendimento especializado quando necessário, além de potencializar e resignificar o seu saber.
Veja a relação das Escolas participantes:
E.M. Herbert Henry Dow | E.M. Profª Lúcia Flora dos Santos |
E.M. Paulo Freire | E.M. Dr. Napoleão Rodrigues Laureano |
E.M. Giusfredo Santini | E.M. Vereador Ary Silva Souza |
E.M. Profª Jacirema dos Santos Fontes | E.M. Sérgio Pereira Rodrigues |
E.M. Benedicta Blac Gonzalez | E.M. Vereador Afonso Nunes |
E.M. Presidente Franklin Delano Roosevelt. |
Alunos de Guarujá irão participar de Fórum de Educação Inclusiva
Devido ao sucesso da peça ‘Viva São João’ realizada na semana de Emancipação de Guarujá, o Projeto Casa 3 de Artes, foi escolhido para representar a Secretaria da Educação (Seduc) na “I Mostra Cultural” do Fórum Permanente de Educação Inclusiva da Região Metropolitana da Baixada Santista.
O evento acontecerá no dia 25 de novembro e terá início às 13 horas. O Palácio das Artes de Praia Grande (Avenida Presidente Costa e Silva nº 1.600) será palco da iniciativa. O Fórum Permanente de Educação Inclusiva vem para subsidiar os participantes na construção de uma escola de qualidade para todos, respeitando suas características individuais, cognitivas, motoras, culturais e sociais.
O evento contará com a presença das nove Secretarias da Educação da Baixada Santista. De Guarujá, além de técnicos da Seduc, aproximadamente 60 alunos portadores de necessidades especiais da Escola Municipal Presidente Franklin Delano Roosevelt e atores da própria Casa 3 irão participar da iniciativa. A peça é um trabalho de inclusão social entre crianças com necessidades especiais.
Resultado de uma parceria entre a Seduc e a Casa 3 de Artes, o espetáculo dirigido por Marcelo Wallez e Kadu Veríssimo é sucesso de público. A Casa 3 foi convidada pela secretária da Educação, Priscilla Bonini, para representar a Seduc neste encontro de Educação Inclusiva. “Este encontro será uma ótima oportunidade para os alunos da escola mostrarem todo o seu talento artístico” finaliza Bonini.
Para Marcelo Wallez, um dos diretores do espetáculo, esta iniciativa é uma excelente contribuição de todos os envolvidos no assunto, para o fortalecimento do teatro na Educação.
‘Fala Estudante’ é tema de debate entre alunos e Secretária da Educação de Guarujá
Para dar continuidade à proposta de gestão democrática do município de Guarujá, a Secretaria da Educação – SEDUC – através de sua secretária, Priscilla Bonini se reuniu com alunos da Rede Municipal, para melhorias na área de educação. O encontro foi realizado no Centro de Capacitação, (Carmine Felipelli - Rua Maranhão, s/nº - Vila Alice), no último dia 06, às 16 horas.
A iniciativa contou com a visita da secretária nas unidades escolares participantes do Projeto, (ver cronograma), para uma conversa com os estudantes, sobre uma possível criação de um Grêmio Estudantil, em cada escola participante.
‘Fala Estudante’ como foi chamado o Projeto tem como objetivo atender com sigilo, ética, agilidade e respeito, todas as reivindicações, sugestões e reclamações, dos quatro alunos de cada unidade escolar presente na discussão.
“O ‘Fala Estudante’ tem como objetivo fazer um canal aberto com os estudantes, com uma única finalidade, melhoria da educação do município de Guarujá” afirma a secretária. Segundo ela este projeto aproximará um pouco mais os alunos com a Seduc.
Confira o cronograma das escolas participantes abaixo:
E.M. Profª Maria Aparecida de Araujo. | E.M. Lucimara de Jesus Vicente. |
E.M. Profª Dirce Valério Gracia. | E.M. Sergio Pereira Rodrigues. |
E.M. Prof ª Lucia Flora dos Santos. | E.M. Dr. Gladston Jafet. |
E.M. 1º de Maio. | E.M. Dr Osvaldo Cruz II. |
E.M. Prof ª Ivonete da Silva Câmara. | E.M. Ver. Afonso Nunes. |
E.M. Ver. Francisco Figueiredo. | E.M. Mário Cerqueira Leite |
E.M. Dr. Napoleão Laureano. | E.M. Benedicta Blac Gonzalez |
E.M. Ver. Ary da Silva Souza. |
Seduc promove integração entre estudantes
A Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Educação (SEDUC) informa que no dia 13 de novembro - sexta-feira – terá início o Projeto Semeando a Vida Para o Amanhã. A iniciativa ocorrerá em dois períodos: 9 horas e às 13 horas e será realizada dentro da Escola Municipal Professor Guilherme Furlani Júnior (Travessa 253, s/nº - Morrinhos II).
Estudantes da Escola Municipal Professora Maria Aparecida de Araújo, da Escola Estadual Pastor Jaconias Leite da Silva e os alunos da Educação para Jovens e Adultos (EJA), também farão parte deste evento, com a participação de dez alunos de cada unidade escolar, cujo objetivo é a integração das fases infantil, adolescente, jovens e adultos, trabalhando o resgate de valores e à Preservação da Natureza.
Neste dia todos os presentes realizarão um plantio de sementes e mudas de plantas medicinais, abrangendo o Projeto Semeando a Vida Para o Amanhã. Coentro, Salsinha e Cebola serão algumas das sementes plantadas, pois o seu nascimento é rápido, visto que as crianças possam acompanhar esse crescimento. Hortelã, Cidreira e Manjericão, farão parte das plantas medicinais plantadas.
Este Projeto já existe há muito tempo, entretanto a cada semestre que passa as crianças que participam do ‘Semeando a Vida Para o Amanhã’ mudam. Segundo a secretária de Educação, Priscilla Bonini, esta iniciativa é importante uma vez que as crianças possam aprender um pouco mais sobre as questões ambientais, além da preservação a natureza.
Segundo a diretora da Escola, Francisca Marques de Freitas, cada aluno levará uma garrafa PET, mudas e sementes para a criação das plantas. Enquanto a unidade escolar contribuíra com as terras, compradas pela mesma. “Estas mesmas crianças já estiveram em nossa escola, participando da Semana da Criança, apenas como recreação. Agora elas vão discutir a preservação”.
Escola Professora Ivonete realiza Feira de Ciências
Estimulados pelo lançamento do Programa de Ciências e Tecnologia de Guarujá (Procientec), os alunos da rede municipal de ensino estão desenvolvendo, desde setembro, as tradicionais Feiras de Ciências. Nesta sexta-feira, 06, os alunos da escola Professora Ivonete da Silva Câmara (Avenida A, 18, no Jardim Conceiçãozinha) irão expor seus trabalhos. O evento tem o seu início marcado para as 11h:30 e contará com a presença de pais, alunos e professores. (Ver cronograma).
De acordo com a secretária da Educação, Priscilla Bonini, a iniciativa é importante, visto que com ela os alunos podem interagir mais com assuntos relacionados a área de Ciências.
Durante a ação poderão ser vistos, trabalhos realizados por alunos da unidade escolar, peças teatrais, atividades físicas de trabalho corporal, e palestras simultâneas, debatendo a preservação ambiental, a violência através da educação, o reaproveitamento de alimentos, entre outros.
“A Feira tem como objetivo interagir o corpo discente com a ciência e áreas afins, além de proporcionar a valorização da criatividade, atitude científica e tecnologia e suas aplicações, interagindo escola e comunidade em geral”, conclui a chefe da pasta.
CRONOGRAMA DA FEIRA DE CIÊNCIAS:
11h:30 – Apreciação dos Trabalhos dos 5ºs, 6ºs e 7ºs anos;
13h:40 – Intervalo para a Merenda;
14h – 1ª Sessão de Teatro com alunos da Unidade;
14h:30 – Atividade física de Trabalho Corporal;
15h – Visitação aberta na quadra.
16h – 2ª Sessão Teatral;
16h:30 – Palestras Simultâneas (abaixo)
1. Preservação Ambiental – Palestrante: Polícia Florestal
2. Combatendo a Violência através da Educação
3. Nutrição e Alimentação Saudável – Palestrante: Nutricionista da COAN
4. Reaproveitamento de Alimentos – Palestrante: Profª Iolanda
5. Horta vertical – Embaixadores do Meio Ambiente (Dow Química)
17h:30 – 1º Plantio (todos são convidados);
18h – 3ª Sessão Teatral;
18h:30 – Visitação aberta na quadra;
19h – Encerramento.
Projeto AMAR leva alegria a crianças do Hospital Santo Amaro
As crianças internadas na ala pediátrica do Hospital Santo Amaro (HSA), tiveram uma tarde diferente na última quarta-feira (04). Ao invés de médicos e enfermeiros elas receberam a visita do projeto Atividades Motoras e Ações Recreativas (AMAR), da Secretaria da Educação de Guarujá.
A iniciativa, organizada em parceria com o HSA e o Centro de Voluntariado de Guarujá – Projeto Encantadores de Estória – foi realizada na brinquedoteca do hospital. A tarde foi de alegria e muita diversão, os componentes do projeto brincaram com as crianças e arrancaram sorrisos.
O ponto alto do evento foi a apresentação da peça teatral “O Concerto das Galinhas“, que animou a criançada. Muitas crianças esqueceram que estavam doentes e caíram na risada. “Ao fim de tudo a gente sai revigorada. Só o fato de saber que estamos levando um pouco de alegria e arrancando sorrisos das crianças, nos deixa realizadas”, comentou a coordenadora do projeto AMAR, Cátia de Souza Silva.
A festa coordenada pela Seduc marcou o encerramento de uma das etapas do AMAR realizadas durante o mês de outubro, mês da criança. De acordo com a secretária da Educação, Priscilla Bonini, um evento dessa natureza é muito importante, pois ajuda as crianças a perderem o medo de hospital. Ela lembrou também que o próprio ato de brincar funciona como terapia ajudando na sua recuperação, podendo até diminuir o tempo de internação.
O Projeto de Atividades Motoras e Ações Recreativas existe desde 2005. Sua principal função é atender de forma mais ampla as crianças, com atividades direcionadas ao atendimento pedagógico.
Seja Voluntário
O Centro de Voluntariado do Guarujá existe há seis anos e seu objetivo é proporcionar mais qualidade de vida a crianças hospitalizadas, por meio da magia das histórias infantis. O grupo é composto por voluntários, que dedicam amor e atenção as crianças internadas na ala pediátrica do Hospital Santo Amaro.
Seduc recebe prêmio por apoio a cultura
A Prefeitura Municipal de Guarujá, por meio da Secretaria da Educação - (SEDUC), recebeu o VII Prêmio Fecastre – Festival de Cenas Teatrais da Casa 3 de Artes. O Festival foi realizado do dia 26 de outubro a 02 de novembro, no teatro Procópio Ferreira – Enseada.
A festividade contou com a presença de 500 atores, e teve a direção de Marcelo Wallez, responsável pela casa. Segundo ele a Seduc recebeu a homenagem pelo Apoio a Cultura e pela inserção do Teatro na Educação. "Este ano o Fecastre entra para o calendário de festivais nacionais pelo nível dos participantes e recorde de inscritos", explica Wallez.
Priscilla Bonini, secretária da Educação, foi quem recebeu o prêmio pela Seduc. “É uma satisfação enorme receber este prêmio representando a Educação de Guarujá, desde já, agradeço a todos os profissionais da área, por esta conquista alcançada”, finaliza Bonini.
O Fecastre é uma realização da Casa 3 de Artes e do Programa de Ação Cultural do estado de São Paulo (ProAC) com o apoio da Associação dos Artistas, Érika Coiffeur, Malharia e Estamparia Frutos do Mar, Prefeitura Municipal de Guarujá, Unaerp e Via Arte Produções.
Assinar:
Postagens (Atom)