sábado, 24 de outubro de 2009

Sábado é dia de Olimpíada Brasileira de Matemática




Os alunos da rede pública, da 5ª série ou 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de todo o Brasil, irão disputar a última etapa da 31ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Em Guarujá, 236 alunos da rede municipal estão participando desta etapa. As provas serão realizadas neste sábado (24) no colégio Objetivo (Avenida General Rondon, 50 – Astúrias). O início das avaliações está previsto para as 14 horas.

As escolas estão recebendo cartões de identificação dos alunos, para facilitar o acesso dos estudantes ao local de realização das provas. Porém, se a escola não receber os cartões, basta orientar o aluno para comparecer ao local portando documento com foto, carteira estudantil ou a certidão de nascimento, caneta, lápis e borracha.

A disputa teve início no dia 25 de agosto. Desta 1ª fase, 236 alunos se classificaram para disputar a premiação nacional. Os estudantes irão concorrer a medalhas de ouro, prata e bronze, além de bolsas de estudo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os professores e as escolas participantes concorrem à coleção de livros, vídeos e kit de material esportivo. O resultado da 31ª Olimpíada Brasileira de Matemática sairá em fevereiro de 2010.

Desde o inicio do ano letivo os alunos da rede municipal estão se preparando para a grande disputa. De acordo com a coordenadora de Matemática da Cidade, professora Umbelina Dantas do Nascimento Silva, as aulas dessa disciplina nunca foram tão freqüentadas. “Eles estão adorando. Nossos laboratórios de matemática estão sempre lotados. Todos querem aprender cada vez mais para conquistar um dos prêmios”, disse.

A secretária da Educação, Priscilla Bonini, salientou a importância da matemática no dia a dia dos cidadãos. “A matemática não é apenas a simples aritmética do dia a dia, mas sim, o desenvolvimento do raciocínio. E este raciocínio que utilizamos para desenvolver os problemas matemáticos pode ser utilizado em muitas outras áreas do conhecimento e da nossa vida”, afirmou a secretária.

Segundo a responsável pela Educação, todas as escolas municipais estão equipadas com laboratórios fixos de matemática. O local é composto de estante, quadro de giz, mesa, cadeira e uma série de materiais pedagógicos como jogos, tangram, blocos lógicos, material dourado e etc.

A Olimpíada


Integrar e incentivar o raciocínio lógico dos alunos é o objetivo da Obmep. A competição é organizada pela Sociedade Brasileira de Matemática e aberta a todos os estudantes do Brasil. A intenção de seus organizadores é de empregar as disputas como veículos para a melhoria do ensino de Matemática no país, além de contribuir para a descoberta precoce de talentos para as Ciências em geral.

A iniciativa está dividida em duas etapas, sendo a primeira de prova objetiva, com 20 questões de múltipla escolha, para todos os alunos inscritos, a ser aplicada nas escolas. A correção será feita pelos professores das próprias escolas, seguindo instruções e gabarito elaborados pela Direção da Obmep.

A segunda etapa consiste em uma prova discursiva, com 6 a 8 questões.   Participarão desta etapa apenas 5% dos alunos de cada escola, que tiverem melhor desempenho na primeira fase. 


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