quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Guarujá envia representantes para o CONAE 2010


A Prefeitura de Guarujá enviou para a etapa de São Paulo da Conferência Nacional de Educação – CONAE 2010, oito delegados, funcionários da Secretaria da Educação da Cidade, cada um representando um segmento: Pais, trabalhadores da Educação Básica, Gestores Municipal e Estadual. 

De acordo com a pasta, esta participação foi importante uma vez que os delegados conseguiram propor varias emendas aditivas ao documento final que será rediscutido em Brasília, eleitos em todos os Estados da Federação e do Distrito Federal.

“Foi um momento histórico, uma vez que entre os dias 02 e 04 de outubro praticamente todos os seguimentos da sociedade envolvidos direta ou indiretamente com a educação, tiveram um momento impar para propor seus pensamentos, suas idéias que tinham como melhoria da Educação Publica e Privada, em toda sua eficácia” conta o professor Zoel Garcia Siqueira, que participou do evento representando os trabalhadores da Educação Básica II. 

Dessas propostas apresentadas, algumas chamam a atenção como a obrigatoriedade de matriculas não mais dos 6 aos 17 anos, mais sim dos 4 aos 17 anos, maior transparência e divulgação dos conselhos ligados a Educação, entre outros. Vale lembrar que essas idéias ainda serão discutidas em Abril de 2010, na cidade de Brasília.

A Conferência Nacional de Educação - CONAE é um espaço democrático aberto pelo Poder Público para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional. Está sendo organizada para tematizar a educação escolar, da Educação Infantil à Pós Graduação, e realizada, em diferentes territórios e espaços institucionais, nas escolas, municípios, Distrito Federal, estados e país. Estudantes, Pais, Profissionais da Educação, Gestores, Agentes Públicos e sociedade civil organizada de modo geral, participam da iniciativa.

A CONAE acontecerá em Brasília entre os dias 23 e 27 de abril de 2010. A Comissão Organizadora Nacional é integrada por representantes das Secretarias do Ministério da Educação, da Câmara e do Senado, do Conselho Nacional de Educação, das entidades dos dirigentes estaduais, municipais e federais da educação e de todas as entidades que atuam direta ou indiretamente na área da educação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário