sábado, 24 de outubro de 2009

Sábado é dia de Olimpíada Brasileira de Matemática




Os alunos da rede pública, da 5ª série ou 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de todo o Brasil, irão disputar a última etapa da 31ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Em Guarujá, 236 alunos da rede municipal estão participando desta etapa. As provas serão realizadas neste sábado (24) no colégio Objetivo (Avenida General Rondon, 50 – Astúrias). O início das avaliações está previsto para as 14 horas.

As escolas estão recebendo cartões de identificação dos alunos, para facilitar o acesso dos estudantes ao local de realização das provas. Porém, se a escola não receber os cartões, basta orientar o aluno para comparecer ao local portando documento com foto, carteira estudantil ou a certidão de nascimento, caneta, lápis e borracha.

A disputa teve início no dia 25 de agosto. Desta 1ª fase, 236 alunos se classificaram para disputar a premiação nacional. Os estudantes irão concorrer a medalhas de ouro, prata e bronze, além de bolsas de estudo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os professores e as escolas participantes concorrem à coleção de livros, vídeos e kit de material esportivo. O resultado da 31ª Olimpíada Brasileira de Matemática sairá em fevereiro de 2010.

Desde o inicio do ano letivo os alunos da rede municipal estão se preparando para a grande disputa. De acordo com a coordenadora de Matemática da Cidade, professora Umbelina Dantas do Nascimento Silva, as aulas dessa disciplina nunca foram tão freqüentadas. “Eles estão adorando. Nossos laboratórios de matemática estão sempre lotados. Todos querem aprender cada vez mais para conquistar um dos prêmios”, disse.

A secretária da Educação, Priscilla Bonini, salientou a importância da matemática no dia a dia dos cidadãos. “A matemática não é apenas a simples aritmética do dia a dia, mas sim, o desenvolvimento do raciocínio. E este raciocínio que utilizamos para desenvolver os problemas matemáticos pode ser utilizado em muitas outras áreas do conhecimento e da nossa vida”, afirmou a secretária.

Segundo a responsável pela Educação, todas as escolas municipais estão equipadas com laboratórios fixos de matemática. O local é composto de estante, quadro de giz, mesa, cadeira e uma série de materiais pedagógicos como jogos, tangram, blocos lógicos, material dourado e etc.

A Olimpíada


Integrar e incentivar o raciocínio lógico dos alunos é o objetivo da Obmep. A competição é organizada pela Sociedade Brasileira de Matemática e aberta a todos os estudantes do Brasil. A intenção de seus organizadores é de empregar as disputas como veículos para a melhoria do ensino de Matemática no país, além de contribuir para a descoberta precoce de talentos para as Ciências em geral.

A iniciativa está dividida em duas etapas, sendo a primeira de prova objetiva, com 20 questões de múltipla escolha, para todos os alunos inscritos, a ser aplicada nas escolas. A correção será feita pelos professores das próprias escolas, seguindo instruções e gabarito elaborados pela Direção da Obmep.

A segunda etapa consiste em uma prova discursiva, com 6 a 8 questões.   Participarão desta etapa apenas 5% dos alunos de cada escola, que tiverem melhor desempenho na primeira fase. 


CAEC Isabel Ortega realiza Dia da Cidadania neste sábado (24) em Guarujá


 
“Pratique a Cidadania” é o tema do evento que acontece neste sábado (24), das 9 às 17 horas, no CAEC Isabel Ortega de Souza (Avenida Manoel da Cruz Michael, 333, Santa Rosa). A iniciativa da Prefeitura de Guarujá, através da Secretaria da Educação, é direcionada para toda a família e irá contar com diversas atividades gratuitas.

Serão oferecidos à população serviços como emissão de documentos (1ª via do RG, Carteira de Trabalho e Cartão SUS), orientação jurídica, salão de beleza (manicure, cabeleireiro e esteticista), saúde (aferição da pressão arterial, teste de glicemia e orientação sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis – DSTs e AIDS).

Haverá ainda atendimento do PROCON, para o esclarecimento de dúvidas do consumidor, além de um plantão do Banco do Povo e orientações dos programas Bolsa Família e ProJovem Urbano.

As atividades físicas também terão presença na ação. Caminhada, alongamento, hidroginástica, jump e natação irão agitar os esportistas da Cidade. Para as crianças estão reservadas diversas brincadeiras, além de maquiagem no rosto e cama elástica.  

Pipoca e algodão doce serão distribuídos para a garotada presente. Para o público, a direção do CAEC irá distribuir brindes e dará sorteio de quadros. Diversas apresentações e shows de artistas locais irão garantir a animação durante todo o dia.


Alunos vencedores de Concurso são conhecidos


A tarde de visitas das Escolas Municipais de Guarujá ao Forte dos Andradas, na última segunda-feira (19) foi um sucesso. Além de o tempo ter colaborado, os alunos puderam aprender um pouco mais sobre o dia da Independência do Brasil, assim como apreciar o desfile de soldados realizado especialmente para eles.

O intuito deste passeio era despertar nas crianças o amor a Natureza e a Pátria, além da entrega dos prêmios aos vencedores do Concurso da Independência, idealizado pela Secretaria da Educação de Guarujá (SEDUC). A iniciativa visava a escolha da melhor redação entre os alunos do 6º ao 9º ano e o melhor desenho também foi premiado para os estudantes do 1º ao 5º ano.

Os vencedores da melhor redação foram: Felipe Pereira dos Santos, do 9º ano A, da escola Dr. Gladston Jafet, ficou com o terceiro lugar e levou para casa um DVD, Larissa Garcia do Nascimento, do 9º ano B, da escola Lucimara de Jesus Vicente ficou com a segunda posição, ganhando uma câmera fotográfica digital. A grande campeã foi Nicole Diniz Nascimento, do 7º Ano E, também da escola Lucimara e teve como prêmio uma bicicleta.

Matheus Santana, do 1º ano E, da unidade escolar Sérgio Pereira Rodrigues ficou em terceiro lugar ganhando uma bicicleta como recompensa. Caio Leonardo Feitora Mangueira, do 4º ano E, da escola Mário Cerqueira Leite Filho, foi o segundo colocado, levando uma câmera fotográfica digital para casa. O campeão do melhor desenho foi o aluno Eliel Santos da Silva, do 3º ano A, da escola Myrian Therezinha Millbourn, ganhando o melhor prêmio da tarde: um ipod.

"Além da premiação, o passeio gratuito, tem como objetivo principal o lazer, uma vez que a ida das crianças ao Forte é um fator ponderante em suas vidas", afirmou a secretária da Educação, Priscilla Bonini.





Peça teatral leva alegria a estudantes de Guarujá



A Secretaria da Educação de Guarujá – (SEDUC), ainda em comemoração ao Dia das Crianças, está promovendo durante todo este mês de outubro, peças teatrais em todos os Núcleos de Educação Infantil Municipal (N.E.I.M), da Cidade. (ver cronograma).
 O Projeto de Atividades Motoras e Ações Recreativas, A.M.A.R existe desde 2005 e é comandado por  Sumara da Conceição Silva Pereira, chefe da divisão de creches e Cátia de Souza Silva, responsável pelas ações do projeto que atende todas as Creches municipais.

Ao todo existem treze educadores, uma em cada N.E.I.M, na qual a principal função é exercer atividades recreativas com crianças de quatro meses a  três anos e onze meses de idade. De acordo com Cátia a principal função deste projeto é atender de forma mais ampla as crianças com atividades direcionadas ao atendimento pedagógico, uma vez que nas creches não existem esses profissionais.
As peças teatrais serão realizadas em dois períodos. No primeiro horário as 09h: 30 o grupo que irá se apresentar chama-se “Os Saltimbancos em Tchibum!” Já à tarde às 14h: 30 “O Concerto das Galinhas” será o destaque.
Confira o cronograma:
19/10: “N.E.I.M. Agripina Alves de Barros”
20/10: “N.E.I.M. José Antônio Ferranti”
21/10: “N.E.I.M. Groussier Magri”
22/10: “N.E.I.M. Joana Mussa Gaze”
23/10: “N.E.I.M: Celso Raimundo Jerônimo”
26/10: “N.E.I.M. Marina Daige”
27/10: “N.E.I.M. Antonieta do Espírito Santo”
29/10: “N.E.I.M. Albert Sabin”
30/10: “N.E.I.M. Ambrozina Rosa da Conceição”
03/11: “N.E.I.M. Sara Bozoglian”

Palestra aborda o tema “Dislexia”


A Prefeitura de Guarujá promoveu na última segunda-feira (19) uma palestra com o tema “Dislexia” para todos os orientadores educacionais da rede municipal de ensino. A iniciativa da coordenadoria de Serviço Educacional da Secretaria da Educação de Guarujá – (SEDUC), trouxe o professor João Pechiori para debater o tema. O evento foi realizado no Centro de Capacitação Carmine Filipeli – Vila Alice, em Vicente de Carvalho.

A palestra teve a presença dos Orientadores Educacionais do Ensino Fundamental e das Orientadoras Pedagógicas do Ensino Infantil, da Rede Municipal. O acontecimento que iniciou-se às 15 horas teve 2 horas de duração. Os convidados aplaudiram o palestrante e aprovaram a iniciativa.

Segundo Pechiori a dislexia é uma dificuldade para decifrar o código da linguagem escrita ou falada. A doença costuma ser identificada nas salas de aula durante a alfabetização sendo comum provocar uma defasagem inicial de aprendizado. 

"Dislexia, antes de qualquer definição, é um jeito de ser e de aprender, reflete a ecpressão individual de uma mente, muitas vezes arguta, mas que se aprende de maneira diferente", explicou o professor.


“A Educação no resgate aos valores humanos” é tema do novo curso de Ensino a Distância


Visando discutir a importância dos valores humanos no trabalho pedagógico, a Secretaria da Educação de Guarujá (SEDUC) irá iniciar na próxima quinta-feira (22) o período de inscrição para o novo curso de Ensino a Distância. Com o tema “A Educação no resgate aos valores humanos”, a iniciativa estará disponível aos educadores da Cidade através do “Educa/EAD”, o núcleo de Educação a Distância da Casa do Educador.

Os educadores interessados poderão se inscrever através do site da prefeitura www.guaruja.sp.gov.br acessando o link da plataforma do Educa/EAD. As inscrições vão de 22 a 26 de outubro e o curso tem início previsto para o dia 27 do mesmo mês. Ao todo, serão 60 vagas disponíveis.

A idéia do curso é de resgatar os valores humanos e discutir sobre sua importância no trabalho pedagógico, tendo como foco de análise os direitos e deveres de cada cidadão na realidade atual. São 40 horas de duração e todos que realizarem 75% das atividades à distância e apresentarem a atividade de conclusão do curso receberão certificação.

Vale ressaltar que a inscrição só será confirmada mediante preenchimento correto dos dados cadastrais (nome e endereço completos, local de trabalho e telefone para contato). As vagas serão limitadas e preenchidas de acordo com a ordem de acesso ao site e o perfil do candidato deve ser compatível com o objetivo de formação do curso.

O Educa/EAD é um programa da Casa do Educador e veio para fortalecer o trabalho educacional no que diz respeito à inclusão digital, além de atualizar a formação do educador participante do programa.

Sistema de Cadastro de Alunos é tema de Capacitação



Na última quinta-feira (15), foi realizada, nas dependências da Escola Municipal Professora Lúcia Flora dos Santos, a capacitação sobre o registro dos estudantes de Guarujá no Sistema de Cadastro de Alunos da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo – (PRODESP).

Esta capacitação foi promovida pela Secretaria da Educação de Guarujá (SEDUC), através da sua Diretoria de Apoio ao Ensino Local e o Setor de Planejamento, com a participação de membros da Diretoria Regional de Ensino de Santos, órgão da Secretaria Estadual de Educação.

A iniciativa teve como público alvo, os secretários de escola, escriturários e diretores, cujo objetivo foi oferecer informações detalhadas sobre a inserção de alunos, assim como a correção de dados dos estudantes já inseridos, dentro do sistema, além de esclarecer as eventuais dúvidas referentes à utilização do mesmo.

De acordo com a secretária da Educação, Priscilla Bonini, tais ações visam instrumentalizar esses profissionais para que o trabalho desempenhado pelos mesmos fortaleça ainda mais a Educação da Cidade. 

A Prodesp tem como missão compreender as necessidades de informação e comunicação de seus clientes, proporcionando soluções que contribuam para a eficiência e a qualidade das ações do setor público. Já em relação a visão da companhia é ser reconhecida pela excelência na prestação de serviços a este mesmo setor.
 

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Casa do Educador serve de exemplo para secretarias de outros municípios




Na manhã de quarta-feira, dia sete de outubro, secretários de Educação de diversos municípios e estados da Federação estiveram conhecendo a Casa do Educador de Guarujá. Os educadores estão na Cidade participando do ‘Simpósio Internacional de Educação do Guarujá', promovido pela Prefeitura Municipal.

Acompanhados pela Prefeita Maria Antonieta de Brito e pela Secretária de Educação, Priscila Bonini, as visitantes conheceram o espaço físico da Casa do Educador e as atividades desenvolvidas pelo projeto, como: Tai Chi Chuan, Alongamento, Pilates, Yoga, Dança Terapêutica, Oficinas de Fonoaudióloga, Fisioterapia, Controle da Obesidade e Coral.

O espaço surpreendeu positivamente as convidadas, entre elas a Secretária de Educação de Funilândia (Minas Gerais), Denise Avelar Pereira, que pretende levar este exemplo de valorização profissional para sua Cidade. “Este projeto deve ser exemplo para todo o Brasil, assim como os nossos políticos e governantes podem seguir este exemplo de valorização aos servidores” - explicou.

Outra Secretária da Educação, que levará o exemplo da Casa do Educador, é Regina Del Arco, de Monte Azul Paulista (São Paulo). Para a educadora, o projeto é extremamente fundamental para os professores buscarem a integração entre corpo, mente e espírito é importante para o desenvolvimento em sala de aula e para Educação de maneira geral.

Este ano o “Simpósio Internacional de Educação de Guarujá” reuniu representantes de 104 municípios, 17 estados (Alagoas, Bahia, Ceara, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo).

A Casa do Educador fica na Avenida Leomil, 164, no Centro de Guarujá. Os profissionais da Rede Municipal de Ensino interessados em participar das palestras ou sessões terapêuticas devem se inscrever pelo telefone 3386-4378.



Projeto “Educação para Cidadania” é realizado com sucesso




A Secretaria da Educação de Guarujá – (SEDUC), criou o projeto “Educação para Cidadania” que foi desenvolvido no Núcleo de Educação Infantil Municipal (N.E.I.M) Antonieta do Espírito Santo, no bairro Santa Rosa, na última sexta-feira (09), na qual foram distribuídos brinquedos à 38 crianças, com faixa etária de 11 meses à três anos.

A Escola Municipal Lucimara de Jesus Vicente foi escolhida para a desenvoltura deste projeto, que além da entrega de brinquedos à creche, visa também um carinho maior para com as crianças mais necessitadas. A escolha desta unidade foi feita em razão da mesma estar situada no mesmo bairro, Santa Rosa. 

A professora de geografia Maria Seleta da Silva Machado foi a idealizadora do projeto e se responsabilizou pela entrega de brinquedos. A professora contou com o apoio da orientadora educacional, Débora Clementina Saraiva e da diretora da unidade, Eloá dos Santos. Alunos do 9º ano também auxiliaram a iniciativa levando consigo brinquedos e um toque especial de carinho.

Os brinquedos entregues as crianças foram: Brinquedos de borracha, chocalhos e mordedores para as crianças pequenas, já para as maiores foram distribuídos carrinhos, cubos e relógios de montar, telefones e por fim brinquedos em forma geométrica. 

De acordo com a orientadora educacional da escola, os brinquedos que mais fizeram sucesso foram os de forma geométrica como a casinha, por exemplo, o qual as crianças deveriam procurar o encaixe certo, para que então a casa pudesse ser montada. 

Esses brinquedos foram comprados através de uma arrecadação feita pelos próprios professores da Unidade Escolar com pais e alunos da escola, inclusive sendo comprados por alguns docentes, que não cobraram nada em troca.

O sucesso deste projeto foi tão grande que a creche Antonieta convidou os alunos da escola Lucimara, que participaram deste ideal, para serem monitores na "Festa da criança," que ocorrerá no dia 16 deste mês.

Casa do Educador promove “Semana em Homenagem ao Professor”




Os profissionais da Educação de Guarujá iniciaram esta semana em festa. A Secretaria da Educação de Guarujá – (SEDUC), através da Casa do Educador está promovendo a “Semana em Homenagem ao Professor” (ver programação). A festividade teve início na última terça-feira (13) e segue até a próxima sexta-feira (16). A iniciativa tem por objetivo homenagear estes profissionais que por sua vez são de extrema importância para o ensino fundamental de nossos jovens.

A Casa do Educador é um espaço democrático, onde o profissional da educação participa de pesquisas, atividades culturais e formação continuada, além de atendimentos com foco em ações preventivas priorizando a saúde do profissional da educação.

100 dias de sucesso

Inaugurada no último dia em 30 de junho, a Casa do Educador comemora 100 dias de sucesso. Uma das novidades da Prefeitura de Guarujá, por meio da Seduc, durante este ano, a Casa serve de exemplo para a implantação do projeto em outros municípios.

Ultrapassando a marca dos 3 mil atendimentos, a Casa conta com salas confortáveis e adequadas. No que diz respeito a inclusão digital, o imóvel está equipado com computadores ligados a internet. O Núcleo de Educação a Distância (Educa/EAD) está entre os cursos mais procurados e já qualificou 120 profissionais.

De acordo com a prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito, o espaço veio para fortalecer o trabalho educacional. “Disponibilizamos palestras, cursos interativos, workshops e técnicas terapêuticas que visam avaliar e tratar distúrbios que podem causar as mais variadas doenças, muitas vezes, antes mesmo destas surgirem”, explicou a prefeita.

Atrações como Pilates, Alongamento, Auriculoterapia, Massagem relaxante e Oficinas de voz atraem os educadores. A secretária da Educação de Guarujá, Priscilla Bonini, comemora o sucesso da Casa e promete novidades para 2010. “É gratificante ver que este projeto grandioso veio atender todas as expectativas de nossos educadores. Já disponibilizamos um Pólo Regional da Cada e a nossa intenção é de implantar outros no próximo ano”, afirma.

Os educadores de Vicente de Carvalho já podem contar com o benefício dirigindo-se ao Pólo que fica localizado na escola Presidente Franklin Delano Roosevelt, no Jardim Boa Esperança. Informações sobre dias e horários das atividades desenvolvidas na Casa ou no Pólo podem ser obtidas através do telefone 3386-4378.

Veja abaixo a programação da Casa do Educador para a Semana do Professor

Dia 15/10 Quinta-feira

8hs
Acolhimento
9hs
Culto Ecumênico no Teatro Ferreira Sampaio, Rua Oswaldo Aranha   nº 800 – Vicente de Carvalho.
10hs
Café da manhã -  “Bom Dia Colorido “- Funciona!Palestra sobre alimentos funcionais com a Profª Elys Angelys – (30 pessoas).
11hs
Oficina de Mandala “Vivenciando o Amor” – com a Profª Amália Resterich Tardelli (30 pessoas).
15hs
Palestra “Alimentação Desintoxicante” – Conceição Trucon escritora, pesquisadora e terapeuta (30 pessoas)
Livros editados: “Alimentação Desintoxicante”, “O Poder da Cura do Limão”, “Soja-Nutrição e Saúde”, “A Importância da Linhaça na Saúde” todos da Editora Alaúde.
18hs
Apresentação do Coral Municipal sob a regência do maestro Adônis Xavier de Souza.
19hs
Palestra “Alimentação Desintoxicante” – Conceição Trucon escritora, pesquisadora e terapeuta (30 pessoas)
 Livros editados: “Alimentação Desintoxicante”, “O Poder da Cura do Limão”, “Soja-Nutrição e Saúde”, “A Importância da Linhaça na Saúde” todos da Editora Alaúde.
Dança Circular – Professoras: Cida Moraes, Josete Gouveia e Nanci Menezes.


 Dia 16/10  Sexta-feira

8hs
Acolhimento
8hs/12hs
Teste de Diabetes e Controle da Pressão Arterial – Colégio Marquês de Oliveira - Alunos da Escola de  Enfermagem.
9hs
Oficina “Prevenção DST e AIDS” – Coordenadoria Municipal de DST/AIDS e Hepatite, Centro de Convivência Joana D’Arc e CPAPT (30 pessoas).
11hs
Filme “Para que time ele joga” – Coordenadoria Municipal de DST/AIDS e Hepatite, Centro de Convivência Joana D’Arc e CPAPT (50 pessoas).
13hs/18hs
Teste gratuito para HIV, Sífilis, Hepatite B e C.
15hs
Oficina “Prevenção DST e AIDS” – Coordenadoria Municipal de DST/AIDS e Hepatite, Centro de Convivência Joana D’Arc e CPAPT (30 pessoas).
17hs
Filme “Para que time ele joga” – Coordenadoria Municipal de DST/AIDS e Hepatite, Centro de Convivência Joana D’Arc e CPAPT (50 pessoas).
19hs
Oficina “A saúde através do corpo – Relaxamento e qualidade de vida” – Professora mestranda  Maria Lúcia Moreira – psicóloga clinica psicobiodinâmica e Professora Titular da UNISANTOS. Regina da Silva – Psicóloga clinica, psicobiodinâmica e especialista em saúde mental.
Teste de Diabetes e Controle da Pressão Arterial – Colégio Marquês de Oliveira - Alunos da Escola de  Enfermagem.
20hs
Oficina “Prevenção DST e AIDS” – Coordenadoria Municipal de DST/AIDS e Hepatite, Centro de Convivência Joana D’Arc e CPAPT (15 pessoas).
21hs
Filme “Para que time ele joga” – Coordenadoria Municipal de DST/AIDS e Hepatite, Centro de Convivência Joana D’Arc e CPAPT (50 pessoas).

Programação animada para Semana da Criança em Guarujá




A criançada já tem onde fazer a festa. A Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC) promoverá a Semana da Criança em todas as unidades de ensino e Centros de Atividades Educacionais e Comunitárias (CAECs) da Cidade.  A intenção da Seduc é de reunir todas as crianças matriculadas na rede para comemorar o Dia da Criança.

Todos os estabelecimentos de ensino começaram a mobilização, envolvendo a equipe técnica, alunos, pais, docentes e demais servidores, desde a última segunda-feira (05). Shows com palhaços, brinquedos de festa, maquiagem no rosto, cinema e até Biathlon está entre as atrações que serão oferecidas gratuitamente.

A Escola Adelaide Fernandes, localizada no Jardim Mar e Céu, realizará diversas atividades para a criançada da unidade. No Adelaide, a festa tem início na terça-feira (13) e vai até a sexta-feira (16). Pipoca, algodão doce, pula - pula, piscina de bolinha, escorregador e castelo inflável irão animar a garotada.

De acordo com a Seduc, cada unidade escolar irá definir sua programação. Os Centros de Atividades educacionais e Comunitárias também participarão da festa. No CAEC João Paulo II, localizado no Pae Cará, a comemoração será neste sábado (10). Com início às 9 horas, as atividades irão atender alunos e visitantes da unidade.

No bairro Vila Áurea, o CAEC Capitão Dante Sinópoli promoverá o “Dia da Alegria”. Para as crianças estão reservadas diversas brincadeiras, além de maquiagem no rosto, cama elástica, cachorro quente e refrigerante. Os atletas também poderão se divertir, pois a unidade preparou um Biathlon que promete um dia não só de brincadeiras, mas também de desafios. O público presente poderá se divertir com apresentações e shows de artistas locais, durante todo o dia. 

Os demais Centros também realizarão atividades comemorativas. Mas informações sobre programação, data e horário das festividades podem ser obtidas direto na secretaria das unidades.

Guarujá envia representantes para o CONAE 2010


A Prefeitura de Guarujá enviou para a etapa de São Paulo da Conferência Nacional de Educação – CONAE 2010, oito delegados, funcionários da Secretaria da Educação da Cidade, cada um representando um segmento: Pais, trabalhadores da Educação Básica, Gestores Municipal e Estadual. 

De acordo com a pasta, esta participação foi importante uma vez que os delegados conseguiram propor varias emendas aditivas ao documento final que será rediscutido em Brasília, eleitos em todos os Estados da Federação e do Distrito Federal.

“Foi um momento histórico, uma vez que entre os dias 02 e 04 de outubro praticamente todos os seguimentos da sociedade envolvidos direta ou indiretamente com a educação, tiveram um momento impar para propor seus pensamentos, suas idéias que tinham como melhoria da Educação Publica e Privada, em toda sua eficácia” conta o professor Zoel Garcia Siqueira, que participou do evento representando os trabalhadores da Educação Básica II. 

Dessas propostas apresentadas, algumas chamam a atenção como a obrigatoriedade de matriculas não mais dos 6 aos 17 anos, mais sim dos 4 aos 17 anos, maior transparência e divulgação dos conselhos ligados a Educação, entre outros. Vale lembrar que essas idéias ainda serão discutidas em Abril de 2010, na cidade de Brasília.

A Conferência Nacional de Educação - CONAE é um espaço democrático aberto pelo Poder Público para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional. Está sendo organizada para tematizar a educação escolar, da Educação Infantil à Pós Graduação, e realizada, em diferentes territórios e espaços institucionais, nas escolas, municípios, Distrito Federal, estados e país. Estudantes, Pais, Profissionais da Educação, Gestores, Agentes Públicos e sociedade civil organizada de modo geral, participam da iniciativa.

A CONAE acontecerá em Brasília entre os dias 23 e 27 de abril de 2010. A Comissão Organizadora Nacional é integrada por representantes das Secretarias do Ministério da Educação, da Câmara e do Senado, do Conselho Nacional de Educação, das entidades dos dirigentes estaduais, municipais e federais da educação e de todas as entidades que atuam direta ou indiretamente na área da educação.


domingo, 4 de outubro de 2009

Simpósio Internacional de Educação tem início na próxima terça-feira (06)







 “Os Desafios da Aprendizagem”. Este é o tema do ‘Simpósio Internacional de Educação do Guarujá' que a Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação (Seduc) realizará entre os dias 06 e 08 de outubro. A iniciativa, voltada a educadores e dirigentes municipais de Educação de todo o Brasil, será realizado no Casa Grande Hotel (Avenida Miguel Estéfano, 1.001, no bairro Enseada).

O encontro tem por objetivo central promover um espaço de integração entre todos os pesquisadores da temática e os interessados do meio acadêmico e da sociedade civil. De acordo com a prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito, o atual desafio da educação é buscar a qualidade do ensino, tornando-a um importante instrumento de transformação na vida dos cidadãos, permitindo que, com o acesso ao aprendizado, as pessoas partam do anonimato para o protagonismo.

Segundo a secretária da Educação, Priscilla Bonini, a composição das temáticas a serem trabalhadas foi baseada em pesquisas feitas com professores da rede municipal de ensino. Ainda segundo ela, as discussões sobre os desafios da aprendizagem irão, também, valorizar e divulgar boas experiências tendo a Educação como promotora de transformações sociais. “Um trabalho em equipe sempre traz bons resultados. Paulo Freire acreditava no papel fundamental da educação, enquanto instrumento de transformação social e construção de um outro modelo de sociedade, e esse é o papel desse simpósio”, conclui.

O Simpósio contará com a presença de renomados palestrantes como Aricélia Ribeiro do Nascimento, pedagoga, mestre em Educação e atual assessora técnica em assuntos educacionais do Ministério da Educação. Estão com presenças confirmadas: Celso Antunes, Celso Vasconcellos, Fábio Brotto, José Luiz Tejon, Júlio Groppa Aquino, Maria José Nóbrega, Maria Teresa Egler Mantoan e o jornalista americano Norman Gall.


Palestras como “Ler e escrever para aprender”, “A reforma de Ensino Básico nos Estados Unidos e no Brasil”, “Escola dos diferentes ou escolas das diferenças”, “Quem são nossos alunos? Compreender o mundo para saber educá-los”, “A sala de aula como o último espaço público” e “O que é necessário para que o aluno aprenda?” estarão entre as atrações. Os participantes contarão também com uma Feira Pedagógica que será montada nas dependências do hotel e aberta ao público em geral.
 

Confira a Programação:



Horários
06 de outubro de 2009
07 de outubro de 2009
08 de outubro de 2009
Manhã
      7h30: Credenciamento
8h às 09h30: - Aricélia Ribeiro do Nascimento

9h30 ás 10h: Intervalo para deslocamento
08 às 10h:Ler e escrever para aprender” - Maria José Nóbrega
8h40: Apresentação Cultural – “Casa 3 de Artes”

9h: Abertura Oficial
10h às 12h: Oficinas Pedagógicas
10 às 10h30: Apresentação Cultural – “Grupo Ciranda”
10h às 12h: “A reforma de Ensino Básico nos Estados Unidos e no Brasil” - Norman Gall (EUA)
08 às 12h: Grupos de trabalho (rede municipal)
10h30 às 12h30: Escola dos diferentes ou escolas das diferenças” - Maria Teresa Mantoan
Intervalo
12 às 14h: Intervalo para almoço
12 às 14h: Intervalo para almoço
12h30 às 14h: Intervalo para almoço
Tarde
14 às 16h:Quem são nossos alunos? Compreender o mundo para saber educá-los” - Paulo Afonso Caruso Ronca
14h às 15h30: - Aricélia Ribeiro do Nascimento

15h30  às 16h: Intervalo para deslocamento
14 às 16h: A sala de aula como o último espaço público” - Julio Groppa

16 às 16h30: Apresentação Cultural – “Coral de Libras Mãos que cantam” (Escola Municipal Dirce Valério Gracia)

16h30 às 18h30:O que é necessário para que o aluno aprenda? Fundamentos da Aprendizagem Humana” - Celso Vasconcellos
16h às 18h: Oficinas Pedagógicas

14 às 18h: Grupos de trabalho (rede municipal)

18 ás 18h30: Intervalo para deslocamento

16 às 16h30: Apresentação Cultural – “Violodum”

16h30 às 18h30: “As cinco questões significativas para um ensino iciente” - Celso Antunes
Noite
18h30 às 19h: Apresentação Cultural – “BEC” (Cubatão)

19h às 21h:A Pedagogia da Cooperação: construindo um mundo onde todos podem VenSer” - Fábio Brotto
18h30 às 20h30: Mesa Redonda: “Educação Profissional: perspectivas e propostas para o desenvolvimento das competências e habilidades que o mercado de trabalho requer”.

Seduc realiza formatura da 9ª turma do curso de Vistoria de Contêiner

A Secretaria da Educação de Guarujá (SEDUC) realizou no último sábado (26) a formatura dos alunos da 9ª turma do Curso Técnico de Vistoria de Contêiner. A cerimônia teve início às 19 horas, no Centro de Atividades Educacionais e Comunitárias (CAEC) João Paulo II, localizado na Rua Engenheiro Fernandes Lopes, 281, no Pae Cará.


Ao todo, 128 alunos receberam o certificado de conclusão do curso que tem grande procura por vagas desde a sua primeira edição. Outros 382 alunos já efetuaram inscrição para participar da 10ª turma que terá início no dia 03 de outubro.


A realização do curso foi viabilizada por meio de uma parceria entre a Seduc e o Instituto de Capacitação Técnica Profissional (INCATEP). O curso é totalmente gratuito. Aulas teóricas e práticas são ministradas aos sábados no CAEC João Paulo II. A carga horária a ser cumprida é de 24 horas.

Casa do Educador promove Dança Circular

A Secretaria da Educação de Guarujá (Seduc) acaba de disponibilizar mais um atrativo para os educadores da Cidade. Um evento da Casa do Educador (Av. Leomil, nº 164 – Pitangueiras) o “Dança Circular – Uma roda de alegria” teve sua primeira edição na última quinta-feira (24). As atividades foram divididas em duas turmas.

Utilizada em empresas e escolas no mundo todo, a Dança Circular vem ganhando adeptos a cada dia. As danças levam os participantes a um processo de sensibilização, socialização, resgata valores humanos, incentiva as interações entre os grupos, promove o dialogo respeitoso entre as pessoas e ainda estimula a musicalidade com o movimento corporal que ela cria.

As danças de roda estão presentes em antigas tradições de diversos povos do mundo. Para cada comemoração dentro das tribos, vilas, e até pequenos povoados, um agrupamento de pessoas se reúne em círculos e dançam.

De acordo com a secretária da Educação, Priscilla Bonini, as danças circulares celebram a vida, resgatam a cultura dos povos e promovem a comunhão com o universo. Promove também a auto-estima, a confiança e o bom humor, reduzindo o estresse e melhorando a qualidade de vida.

“Um círculo significa o que não tem fim, o infinito, e cada ser faz parte desse infinito, onde um não é melhor que o outro”, explica a secretária. A dança é gratuita e destinada aos educadores de Guarujá. Outras informações podem ser obtidas através do telefone 3386-4378.

A Casa
Um espaço democrático, onde o profissional da educação participa de pesquisas, atividades culturais e formação continuada, a Casa do Educador realiza atendimentos com foco em ações preventivas priorizando a saúde do profissional da educação.

Durante toda a semana os educadores de Guarujá contam com atividades gratuitas. Quem mora em Vicente de Carvalho já pode contar com o beneficio, basta dirigir-se a escola Presidente Franklin Delano Roosevelt no Jardim Boa Esperança.

Confira agora a programação semanal da Casa:

Segunda-feira: Alongamento, Pilates, Naturologia, Florais, Massoterapia, Drenagem Linfática, Dança Terapêutica, Massagem Relaxante, Tai Chi Chuan, Redução de Medidas, Psicologia e Fonoaudiologia.

Terça-feira: Massoterapia, Massagem relaxante, Ginástica na Cadeira, Naturologia, Dança Terapêutica, Pilates, Nutricionista, Yoga, Alongamento e Reflexologia, Psicologia e Fonoaudiologia.

Quarta-feira: Massoterapia, Massagem relaxante, Naturologia, Dança Terapêutica, Pilates, Nutricionista, Alongamento, Psicologia e Fonoaudiologia.

Quinta-feira: Massoterapia, Massagem Relaxante, Naturologia, Dança Terapêutica, Pilates, Nutricionista, Alongamento, Redução de Medidas, Massagem Redutora, Drenagem Linfática e Avaliação Física.

Sexta-feira: Massoterapia, Massagem Relaxante, Naturologia, Pilates, Nutricionista, Redução de Medidas, Massagem Redutora, Drenagem Linfática e Tai Chi Chuan.