segunda-feira, 25 de julho de 2011

Semana Anísio Teixeira discute novo contexto da Educação Infantil no País

Os educadores da primeira infância têm papel importante na base de formação das crianças. E foi com o propósito de discutir o dia a dia desta categoria que cerca de 100 profissionais de Educação dos Núcleos de Educação Infantil Municipais (Neims) e dos Núcleos de Educação Infantil Conveniados (Neic) de Guarujá se reuniram nesta segunda-feira (25), no primeiro dia da Semana Anísio Spínola Teixeira realizado pela Prefeitura de Guarujá.

A Semana, que marca também 40 anos da morte do cientista, educador, escritor e intelectual brasileiro, Anísio Teixeira, começou com a palestra da professora Márcia Aparecida Eloriaga Freeman, especialista em gestão escolar/ orientação e supervisão escolar. Na ocasião, ela conversou sobre a realidade, o papel, as responsabilidades, os posicionamentos e a prática do Ensino Infantil.

Além disso, Márcia falou sobre o amor pela Educação, que deve estar evidente no trabalho dos profissionais da área: “é importante ter afeto em tudo o que for fazer, com os gestores e colegas. E procurar entender o papel daquela pessoa naquele momento”.

A palestrante ainda disse que é preciso entender que, na Educação, cada caso é um caso, mas que é importante refletir com as experiências dos companheiros. Para ela, Educação Infantil não é só dar de comer ou dar banho, é educar e mostrar a importância de se educar na primeira infância para os pais e para a comunidade.

A Semana, que leva o nome de Anísio Teixeira, grande cientista que buscou a democratização do ensino e lutou pela construção de escolas públicas no País, busca por meio do acesso à Educação disseminar no Brasil, a importância de maior investimento na formação profissional de qualidade e compartilhar questões ligadas ao aprendizado desde o berçário. Além disso, não é só o professor, nesta nova visão, que tem a função de educar, mas todos os envolvidos, dos porteiros às merendeiras.

E a Semana continua. Até o fim do evento, são esperados aproximadamente 830 profissionais de Educação da Cidade, no auditório do campus Unaerp de Guarujá. Nesta terça-feira (26), o dramaturgo, ator, diretor e mestrando em Comunicação Alexandre Camilo vem com a palestra “Mudando de Postura”. Os educadores preocupados e conscientes de Guarujá não podem perder!

Nenhum comentário:

Postar um comentário