terça-feira, 21 de junho de 2011

Casa do Educador comemora dois anos de funcionamento


Desde o dia 30 de junho de 2009 que a Casa do Educador de Guarujá procura oferecer mais qualidade de vida aos profissionais que trabalham na rede municipal de ensino. O espaço, estruturado buscando um contexto diferenciado de relaxamento, tem uma programação de atividades mensais e fixas, como aulas de coral, teclado, tai chi chuan, atendimento de terapia floral, massagem, fisioterapia, acupuntura, limpeza de pele e fonoaudiologia.

Para comemorar os dois anos de funcionamento da Casa, uma programação especial foi preparada com apresentação dos alunos sobre a paz, oficina, danças, canto e workshop. Durante esses dois anos que está aberto para os educadores o local tem refletido a preocupação da gestão com os profissionais e com o trabalho que desenvolvem. Segundo a secretária da Educação, Priscilla Bonini, “é preciso fortalecer o projeto educacional. Para isso, tem que disponibilizar ferramentas e abrir possibilidades para que o educador se sinta acolhido e consiga desenvolver seu trabalho”.

As melhorias possibilitadas pelas atividades foram descritas pela professora do Centro de Atividades Educacionais e Comunitárias (Caec) Vereador André Luiz Gonzalez, Sandra de Souza, que trabalha na rede há 28 anos.“É uma válvula de escape. Ajuda a manter a mente e o corpo saudáveis. Aqui consegui meu equilíbrio. Como tenho diabetes e pressão alta, passei a vir para cá. Então, emagreci e melhorei bastante. Até os passeios eu gosto, são divertidos! Fui para um parque aquático e para Embu das Artes com o pessoal”.

Portanto, você educador, venha comemorar participando da programação de aniversário que vai de 27 a 30 de junho e continue, diariamente, melhorando seu desempenho no trabalho e no dia a dia.

27 de junho
10 horas - Abertura: Cada escola municipal estará enviando um aluno que trará o trabalho feito em aula sobre a paz. Apresentação do coral das crianças do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Morrinhos
12 horas - Almoço com as crianças
14 horas - Início das oficinas que serão feitas para as crianças do Ensino Fundamental I e II com os professores da Casa do Educador
17 horas - Encerramento com bexigas brancas, com mensagens sobre a paz
19 horas - Encontro pela paz com a presença de representantes de várias filosofias e religiões. Apresentação do coral da Casa

28 de junho
14 horas - Início das oficinas que serão ministradas aos idosos do Cras de Morrinhos e para as crianças do infantil pelos professores da Casa do Educador
17 horas - Encerramento das oficinas
19 horas - Sarau pela paz, com participação de poetas, cantores, dança flamenca, dança afro, violinista, violoncelista, pianista

29 de junho
14 horas - Oficina: Confecção de Mandalas pessoais pela paz, com a professora Amália Tardelli.
15 às 19 horas – Workshop: “Purificando os Sentimentos e Emoções”, com a terapeuta Sônia Oliveira
19 horas - Dança Circular

Para se inscrever ou buscar outras informações basta entrar em contato pelo telefone 3386-4378 ou na Casa do Educador (Avenida Leomil, 164 – Centro).

Futuro da educação é o presente de Guarujá

O que você quer para a educação do seu filho? Pensando em oferecer escolas públicas de qualidade para todos os estudantes do Guarujá que a Prefeita do Município, Maria Antonieta de Brito, tem lutado para que os direitos dos alunos sejam reconhecidos. Um diagnóstico detalhado constatou que algumas unidades necessitavam de reformas estruturais e ampliação dos espaços, gerando novas vagas para atender um maior número de estudantes. Por isso, atualmente, dez unidades de ensino foram reformadas e o cronograma de obras para a educação continua a todo vapor.
Até a última terça-feira (14), os Núcleos de Educação Infantil Municipal (Neims) Joana Mussa Gaze, José Ferranti, Marina Daige, Monteiro Lobato, Albert Sabin e Escolas Municipais Hermínia Vitiello, Angelina Daige e Maria Regina, além das unidades Vicentina Lamas, Magdalena Cardoso e Groussier Magri (ainda em reforma) já beneficiaram mais 441 crianças. Além destas crianças, até a próxima segunda-feira (20) novas matrículas serão efetivadas agregando outros alunos à rede municipal.
As reformas e ampliações começaram pelos Neims e pelas escolas de Educação Infantil com maior necessidade. As intervenções foram da fundação ao telhado, e com o cuidado de cada comunidade dar seu toque especial na parte de decoração. Em relação às ampliações foram construídas novas salas administrativas, salas ambientes, salas de aulas, vestiários e banheiros. As unidades passaram por importantes transformações estruturais, tudo visando qualidade no atendimento físico e pedagógico das crianças.
O nosso padrão é qualidade! E é isso que a gente deseja para todo mundo que a gente ama: uma educação de qualidade e um futuro melhor para essas crianças”, explica a Prefeita e professora Maria Antonieta de Brito.