sexta-feira, 30 de abril de 2010

Mapa das Unidades de Ensino do Guarujá

O Blog Educação Guarujá está trazendo mais uma novidade. Com a ajuda do Google Maps localizamos todas as unidades de ensino da nossa rede municipal. Este aplicativo permite a visualização rápida, com endereço e demais informações das escolas e equipamentos públicos educacionais. Em breve o mapa também contará com a localização das unidades estaduais e particulares de ensino.

Clique na no link abaixo para conhecer um pouco mais dessa ferramenta:


sexta-feira, 16 de abril de 2010

Projeto Pontinhos ensina braile para deficientes visuais


Com objetivo de ensinar o código Braille para munícipes que perderam a visão, a Prefeitura Municipal de Guarujá por meio da Secretaria da Educação abre inscrições para o Projeto Pontinhos.

O projeto, coordenado pela Divisão de Educação Especial, tem como proposta atender adultos que perderam a visão ou que não tiveram a oportunidade de aprender a linguagem em Braille. “Embora os avanços tecnológicos propiciem outras formas de acesso à informação, o código Braille é ainda o recurso de leitura e escrita próprio para cegos”, afirma a professora Ana Maria Lopes da Nova, chefe da Divisão de Educação Especial.

As aulas têm início dia 19/04 e acontecerão na Escola Municipal Lucimara de Jesus Vicente nas segundas e quartas feiras sempre a partir das 19h. Maiores informações sobre o curso podem ser obtidas pelo telefone 3308-7770 ramal 7724.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Mais de 9 mil alunos recebem kits de higiene bucal

A Prefeitura Municipal de Guarujá, através da parceria entre as Secretarias da Educação (Seduc) e Saúde (Sesau) promoverá no dia 07 de abril (quarta-feira) às 9 horas a distribuição dos kits de Higiene Bucal, sendo ele individual e coletivo. A Escola Municipal de Educação Infantil Maria de Lourdes Gonçalves de Oliveira (Alameda Duartina, 95, Vila Áurea, Vicente de Carvalho – Guarujá) será o palco das entregas.



O projeto ‘Saber Em Ação: Saúde Bucal’ é coordenado pela professora Régia de Paula, tendo como intuito conscientizar os alunos da educação infantil e das creches a adotar medidas importantes para cuidar dos dentes e gengivas, prevenindo-os de cáries e outras doenças bucais.



Os kits serão distribuídos em 44 escolas da cidade (ver relação), num total de 9220 individuais e 615 coletivos, distribuídos por faixa etária entre os estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental, em especial o primeiro ano. Todas as unidades escolares terão ambos os kits para distribuição.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Projeto de Educação Infantil ‘Lego Zoom’ chega às escolas de Guarujá


A Prefeitura de Guarujá, através da Secretaria da Educação (Seduc) realizou no período de 05 a 12 de março, a capacitação para aproximadamente 300 profissionais da educação, entre eles, orientadores e diretores das Escolas Municipais e Núcleos de Educação Infantil, no Centro de Capacitação Carmine Felippelli (Rua Ceará s/nº – Vicente de Carvalho – Guarujá).

A capacitação teve como objetivo instrumentalizar o Professor na busca de novas técnicas que ofereçam às crianças um aprendizado mais envolvente, criativo e motivador. Incluindo valores como habilidades e competências, que devem ser adquiridos nas unidades escolares e levados para a toda a vida.

O Projeto de Educação Infantil ‘Lego Zoom’ é inédito no município, sendo que na Baixada Santista apenas Cubatão possui uma iniciativa parecida. A ação está baseada nos quatro pilares da Educação da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Aprender a ser (busca do auto-conhecimento, auto-estima, pensamento critico e criatividade); Aprender a Aprender (descoberta do prazer de conhecer, compreender, construir e reconstruir); Aprender a Conviver (desenvolvimento da percepção, respeito e valorização ao próximo); Aprender a Fazer (desenvolvimento de habilidades e competências que resultem na aplicação da tecnologia), são os conceitos básicos a serem seguidos.

A secretária da Educação, Priscilla Bonini, afirma que o lego foi eleito o brinquedo do século, em votação realizada no ano passado. “Destaco a importância deste projeto, visto que, os brinquedos têm origem dinamarquesa, não sendo vendidos aqui no Brasil”, ressalta.