sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Alunos de Guarujá conquistam prêmio em torneio da Lego no Rio de Janeiro

Guarujá foi a única cidade de Baixada Santista representada no torneio;
próxima etapa será em Indaiatuba, nos dias 5 e 6 de dezembro


Alunos do Ensino Médio de Guarujá garantiram a primeira colocação em duas categorias do torneio FLL (First Lego League), realizado na cidade do Rio de Janeiro, no último dia 20. A próxima etapa do torneio será em Indaiatuba, interior do estado de São Paulo, nos dias 05 e 06 de dezembro.

No total, 25 equipes participaram da competição, que aconteceu na escola Santo Inácio, na praia de Botafogo. Guarujá foi o único município da Baixada Santista representante no torneio da Lego.

A equipe de robótica Mandrack Reborn, composta por seis integrantes, três técnicos e três competidores, faturaram dois troféus: primeiro lugar na categoria Missões e primeiro lugar na categoria Champions Award, além de três medalhas para cada participante.

Os alunos da equipe estudam o Ensino Médio na rede estadual de ensino. No 1º ano, destacam-se Juan Andrade Silva, Estefano Figueiredo Moreira, Thaniara Luz dos Santos e Guilherme Teixeira de Almeida. Do 2º e 3º ano, respectivamente, Nicholas Belém Leite e Eduardo de Almeida Oliveira.

Prêmios - A equipe Mandrack Reborn, já faturou outros prêmios. Em 2008, foi 1º lugar no Regional Aberto Sudeste. No mesmo ano garantiu a primeira colocação, como Melhor Pesquisa do Brasil, no Campeonato Brasileiro. Os dois trabalhos respeitaram o tema Energias Renováveis.

Já em 2009, a prefeita de Guarujá Maria Antonieta de Brito e a Secretaria de Educação Priscila Bonnini estiveram na Dinamarca para receber o prêmio de Inovação em Educação Tecnológica do Projeto Robô com o tema Mudanças Climáticas, conquistado pelos alunos com o 1º lugar no campeonato brasileiro.

O First Lego League é a continuação do Projeto Lego Zoom, desenvolvido e oferecido pela Prefeitura de Guarujá para os alunos do Ensino Fundamental, com idade de nove a quinze anos.

Projeto Pronetrân - Os pequenos gênios também criaram o Projeto Pronetrân para o motorista brasileiro. Com um cadastro nacional pela internet, os condutores serão inscritos com a pontuação inicial de 365 estrelas. Pela proposta da equipe guarujaense, a cada infração o motorista perderia uma estrela. Já os condutores mais aplicados, sem perda nenhuma estrela num período de cinco anos, teriam desconto total no IPVA de seu carro.

Patrocinadores - Para participar da próxima etapa os “Einstein” mirins precisam de patrocínio. Além de transporte para Indaiatuba, os estudantes precisam pagar a taxa de inscrição para o campeonato, hospedagem nos dias do evento, uniformes, banners, folders e alimentação. Os interessados em ajudar a equipe podem entrar em contato pelos telefones 3348-1475, com Eduardo, e 8802-0211, com Juan, ou pelo e-mail mandrack.reborn@gmail.com.




Estudantes de Guarujá conquistam primeiro lugar em feira estadual de tecnologia

Os alunos da ETEC Santos Dumont desenvolveram um gerador movido a energia solar

Os alunos da Escola Técnica Estadual (ETEC) Santos Dumont, localizada em Guarujá, conquistaram a primeira colocação na Categoria Ciências Biológicas e Agrárias, da 4ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza. O evento aconteceu em novembro na Expo Barra Funda, em São Paulo.

A 4ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza demonstrou projetos inovadores de alunos das Escolas Técnicas (Etecs) e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais. Entre as invenções, que aliam criatividade, sustentabilidade e responsabilidade social, destacaram-se a casa ecológica, o plástico biodegradável, o elevador para portadores de deficiência e o sapato para deficientes visuais.

Na oportunidade, foram expostos 233 trabalhos. Concorreram na “Mostra de Projetos” 161 trabalhos de estudantes das Etecs e 40 das Fatecs. A novidade deste ano ficou por conta da participação de 11 projetos internacionais, desenvolvidos por estudantes de escolas da Argentina, Costa Rica e Peru.

Além da primeira colocação, os estudantes do Ensino Médio Estefânio Figueiredo Moreira, Guilherme Teixeira de Almeida e Juan Andrade da Silva juntamente com os professores Edilberto Felix da Silva, de Química e Luiz Antonio Vieira, de Física, receberam, como prêmio especial, o credenciamento para representar o Centro Paula Souza na MOSTRATEC 2011. O evento será realizado em outubro de 2011, na cidade de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul.

Os alunos desenvolveram um projeto pensando na possibilidade do aproveitamento de energia solar, que é acessível a todos. “É a fonte renovável mais abundante no Brasil, assim como mais sustentável financeiramente”, explicou o professor de química.

Segundo Silva, a experiência de Guarujá é um gerador alimentado pela pressão de vapores, por meio da convergência de raios solares. “No interior de um recipiente há a evaporação de um líquido não-tóxico para girar as hélices do gerador. O sistema interno pelo qual a substância passa é hermeticamente vedado”, explicou a assistente técnica administrativa, Areta Lins Pita.

Para a confecção do aparelho, foram usados produtos reutilizados, o que deu ao projeto maior viabilidade econômica e ambiental.

Abaixo o Corpo do Projeto: