quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Escola de Morrinhos promove ação em homenagem ao Dia da Consciência Negra

Dança, música, exposição de artesanato e concurso de penteados afro integram a programação; evento acontece no sábado (27)

A escola Municipal Jacirema dos Santos Fontes realiza no próximo dia 27 de novembro a partir das 14 horas várias homenagens em comemoração ao Dia da Consciência Negra. A unidade escolar fica a Rua Daniel Matos da Silva, nº 63 - Morrinhos I, a programação será recheada de eventos.

Dentre as atividades previstas para o dia da comemoração, há dança africana, música e concurso de penteados. No local, também haverá serviços de aferição da pressão arterial, oficinas de cabeleireiros, artesanatos, apresentação de vídeo, palestra sobre urgências e emergência domiciliar, além de exposição de trabalhos nos períodos da manhã e tarde.

Programação:


14h30 - Abertura - Leitura de texto Professora Débora

14h45 - Capoeira, Grupo Afroketu e Conto Africano - Professoras Luciane 3ºD e Neuza 3ºF.

15h30 - Dança Circular Africana - Professoras Ana Célia, Roseli, Dayse e Valéria.

15h45 - Dança Africana - Professoras Sueli, Alice Mara, Sônia Galdino, Catarine, Ionice e Ana Paula, com a participação de 36 alunos.

16 horas - Desfile Afro - Professora Débora e participação dos alunos dos 3º e 5º anos.

16h20 - Concurso Cabelo Afro.

16h40 - Apresentação Samba do Crioulo Doido.

17 horas - Música de Encerramento.

Biblioteca Cidadã chega ao Balneário Cidade Atlântica nesta quarta-feira (24)

Além de incentivar o hábito da leitura, o projeto levará serviços de cartório ao bairro;
o evento acontece de 24 à 26 de novembro, na Escola Municipal Sérgio Pereira.

Implantado em 2009 pela Prefeitura de Guarujá, o Projeto Biblioteca Cidadã chega à sua 5ª edição. Desta vez, o evento será realizado na Escola Municipal Sérgio Pereira (Avenida Atlântica, 1.516 – Balneário Cidade Atlântica – Enseada), de quarta (24) à sexta-feira (26), das 9 às 17 horas.

A iniciativa consiste em uma série de ações com três objetivos principais: dar conhecimento à população do acervo municipal, valorizar as bibliotecas e estimular a leitura, levando cidadania à população mais carente.

As edições anteriores do projeto levaram serviços gratuitos prestados pelo Cartório de Registro Civil. Houve campanha de doações de livros nos bairros e conscientização nas escolas sobre a importância da leitura e da doação de livros. “A cada edição, o sucesso é muito grande. E mais edições virão pela frente, sempre com o objetivo de levar cidadania à população mais carente”, disse o chefe da Divisão de Bibliotecas da Prefeitura, Pedro Menezes do Nascimento.

Segundo ele, a população recebe orientações sobre seus direitos e procedimentos necessários para regularizar documentos. “Além de incentivar o hábito da leitura, estamos levando cidadania a estas comunidades”, ressaltou Nascimento.

Parceria – O Projeto Biblioteca Cidadã é uma parceria da Prefeitura com o Cartório de Registro Civil. A iniciativa oferece os seguintes serviços: registros de nascimento com registro de paternidade e orientação às gestantes; registros tardios daqueles que ainda não possuem a Certidão de Nascimento; registro de Paternidade Responsável; Registro de Casamento, além de segunda via de registros.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Guarujá estende atendimento à educação infantil

A partir de agora, crianças menores de 6 anos também serão beneficiadas com atendimento educacional especializado.

O município de Guarujá possui salas de recursos multifuncionais em 18 escolas do Ensino Fundamental. Entre os beneficiados com a ferramenta, estão 200 alunos com necessidades especiais. Esse atendimento ampliou na Educação Infantil, sendo implantado inicialmente na Escola Municipal Hermínina Neves Vittielo no período vespertino no horário das 13 às 17 horas, (Rua João Thomas Tangary, nº 95 – Santa Rosa - Guarujá/SP).

A intenção da Prefeitura de Guarujá é atender com qualidade alunos portadores de deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades (superdotados), matriculados nas creches e unidades de Educação Infantil.

No próximo ano, as Escolas Municipais Profº João de Oliveira (Rua Manoel Vicente de Brito, s/nº - Morrinhos III – Guarujá) e Pastor Samuel Franco de Menezes (End.: Av. Oswaldo Cruz, nº 350 - Parque Estuário - Vicente de Carvalho) também contarão com salas de recursos multifuncionais.

Segundo a secretária da Educação, Priscilla Bonini, os alunos que freqüentam a sala de recursos multifuncionais são atendidos fora do horário regular das classes comuns. O atendimento é realizado de uma a duas vezes por semana, de forma individual ou em pequenos grupos, em até 2 horas. “Neste período, os alunos trabalham com materiais e recursos pedagógicos, por meio de um atendimento diferenciado”, explicou Priscilla.

A Secretaria da Educação presta atendimento educacional especializado para garantir que sejam reconhecidas e atendidas as particularidades de cada aluno com necessidades educativas especiais. Por meio de recursos pedagógicos e de acessibilidade, a Administração Pública elimina as barreiras para a participação e aprendizagem desses estudantes.

Sala de Recursos Multifuncionais – É um espaço organizado com materiais didáticos, pedagógicos, equipamentos e profissionais especialistas em educação especial, projetadas para oferecer suporte às necessidades educacionais especiais dos alunos, favorecendo o acesso ao conhecimento.

As pessoas com necessidades educacionais especiais têm assegurado o direito à educação em classes comuns e ao atendimento educacional especializado complementar ou suplementar à escolarização. O atendimento especial deve ser realizado preferencialmente em salas de recursos multifuncionais na escola, onde estejam matriculadas, em outra escola ou em centros de atendimento educacional especializado.

Prefeitura oferece capacitação para pajens

Desde o inicio do ano letivo de 2010, a Coordenadoria de Divisão do Núcleo Educacional Infantil Municipal (Neim) oferece cursos de propostas para a formação continuada de pajens e auxiliares de desenvolvimento infantil. O próximo curso será na quarta-feira (24), das 9 às 11horas e das 14 às 16 horas, no Centro de Capacitação Professor Carmine Felippelli, sito à Rua Maranhão, s/n, em cima da biblioteca Geraldo Ferraz, em Vicente de Carvalho.

Baseado nas Leis de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, o treinamento visa garantir a qualidade de desenvolvimento das crianças, respeitando as faixas etárias e o processo de aprendizagem. Busca articular experiências e os saberes dos alunos com os conhecimentos das propostas pedagógicas.

“Diante destas concepções, houve a necessidade de incorporar a dimensão de cursos de formação continuada de profissionais com a tarefa de apoiar em mudanças de procedimentos e atitudes. Para tanto, são necessários processos formativos eficientes de ações pedagógicas, ajudando os profissionais a construírem seus conhecimentos a partir da apropriação e reflexão de formas de trabalho com crianças”, explicou a coordenadora de educação infantil, Edna da Silva Costa.

Para a coordenadora, os profissionais que participam destas práticas pedagógicas e educacionais demonstram mais segurança no desenvolvimento das atividades diárias. “Na concepção do brincar, educar e cuidar, eles têm mais qualidade nas aplicações do dia-a-dia com as crianças”, finalizou.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Guarujá sediará Encontro Regional do Proinfancia

Nesta sexta-feira (19), Guarujá sedia o Encontro Regional do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Pública de Educação Infantil (Proinfancia), do Ministério da Educação (MEC). O encontro será conduzido pela professora Karina Rizek, representante do MEC. Representantes de 50 municípios do Estado de São Paulo participam do evento, que acontece às 9 horas, no espaço Gobatti (Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, 817, Pitangueiras – Guarujá).
 
A coordenadora de Educação Infantil da Secretaria da Educação, Edna da Silva Costa, disse que todas as cidades inscritas no programa Proinfancia são beneficiadas com a construção de uma creche. O benefício faz parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). “As creches a serem construídas são totalmente elaboradas pelo MEC, que também dará assessoramento técnico-pedagógico ao programa”, explicou  Edna.
 
Segundo ela, Guarujá foi contemplada com a construção de uma unidade de Educação Infantil, no Jardim Progresso.  “O diferencial deste programa é a integração de todos os técnicos envolvidos, como engenheiros, arquitetos e educadores, para a construção de uma unidade educacional que garanta a harmonia dos espaços, a acessibilidade, a funcionalidade e a ação pedagógica”, concluiu.
 
Como parte deste diálogo, o Proinfancia prevê reuniões de Assessoria Técnica. Nestes encontros, são discutidas a produção e a análise de Propostas Pedagógicas pautadas na reflexão dos educadores representantes dos municípios beneficiados.
 
Cartão de visitas - Durante o encontro, haverá a apresentação do Projeto de Atividades Motoras e Ações Recreativas (A.M.A.R) com  a encenação da peça “Encantando na Casa de Ruth”, baseada na obra da autora infantil Ruth Rocha.   No elenco, professoras e pajens da rede municipal de ensino.  O projeto é considerado o cartão de visitas da Secretaria da Educação.
 
O A.M.A.R tem como objetivo exercer atividades recreativas com crianças de quatro meses a três anos e onze meses de idade. “A função do projeto é atender as crianças de forma mais ampla, com atividades direcionadas ao atendimento pedagógico. A importância é instruir as crianças na linguagem da literatura”, explicou a coordenadora de Projetos e Programas da Educação Infantil, Cátia de Souza Silva.