terça-feira, 24 de agosto de 2010

Alunos de Guarujá participam do projeto ‘Ecoviver’


O Projeto Ecoviver inicia atividades em 11 unidades de ensino de Guarujá no próximo dia 28 de agosto. A iniciativa, realizada em parceria entre a Prefeitura de Guarujá e a concessionária Ecovias, é direcionada a professores e alunos do Ensino Fundamental I (a partir do 3º ano), Fundamental II e Ensino de Jovens e Adultos (EJA). 
O projeto foi iniciado no ano passado, quando foi realizado o “Ecoviver nas Escolas”. Participam do projeto, em média, 55 professores que desenvolveram os trabalhos com cerca de 1.650 estudantes.   
Os alunos que participarem do projeto diretamente com seus professores receberão um certificado de honra ao mérito. O objetivo é que todos assumam uma posição de protagonistas na busca e recomendação de alternativas para as questões encontradas, passando a ser agentes de transformação dentro de suas comunidades. 
Os trabalhos confeccionados serão expostos numa Mostra nas respectivas unidades escolares e também numa Mostra Municipal, que acontecerá no dia 29 de setembro, sendo selecionadas duas escolas para representarem Guarujá na Mostra Final, especialmente promovida pela Ecorodovias. 
Projeto Ecoviver – A iniciativa tem como temática os impactos do lixo no meio ambiente e o objetivo de despertar a sensibilidade dos educadores em relação ao papel que exercem na formação da consciência ecológica das crianças. O “Ecoviver”, na edição anterior, envolveu professores e alunos, num total de 43 profissionais da Educação, que desenvolveram trabalhos com mais de 1400 estudantes.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

E.M Afonso Nunes realiza Torneio de Lego

A Prefeitura de Guarujá promove nesta quarta-feira (4), às 14 horas, o torneio interno de LEGO, por iniciativa da Escola Municipal Vereador Afonso Nunes. A competição acontecerá nas dependências da unidade escolar (Rua Rui Barbosa, 365 – Pae Cará), onde os melhores alunos da instituição serão selecionados para participarem do torneio sul-americano a ser realizado em setembro, na cidade de São Paulo.

O torneio contará com 75 alunos do 8º ano, divididos em oito grupos. Para competir, cada equipe teve que construir, fora do período letivo, um robô de controle remoto. O autômato terá que cumprir algumas missões sobre uma plataforma que simula uma cidade.

De acordo com a diretora da escola, Maria Aparecida Andrade, a competição simulará algumas infrações de trânsito e o robô terá que corrigi-las. Por exemplo: um veículo transitando na contramão. Em relação à premiação, todos os alunos receberão um certificado de participação e os melhores grupos ganharão medalhas de ouro, prata e bronze, respectivamente.

O Lego é considerado pela Secretaria da Educação de Guarujá o brinquedo do século, em votação realizada no ano passado. Segundo a titular da pasta, Priscilla Maria Bonini Ribeiro, a decisão de organizar este torneio foi da escola, já que o material é distribuído para as instituições através do Programa LEGO Zoom.

Programa LEGO Zoom – A iniciativa destinada à Educação Infantil é inédita no Município. A ação está baseada nos quatro pilares da educação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco):

Aprender a ser (busca do autoconhecimento, autoestima, pensamento crítico e criatividade); Aprender a Aprender (descoberta do prazer de conhecer, compreender, construir e reconstruir); Aprender a conviver (desenvolvimento da percepção, respeito e valorização ao próximo); e Aprender a Fazer (desenvolvimento de habilidades e competências que resultem na aplicação da tecnologia) são os conceitos básicos a serem seguidos.