quinta-feira, 29 de julho de 2010

Guarujá Livre do Analfabetismo

Educação é a porta de entrada para melhoria da condição humana, com ela o cidadão tem acesso à cultura, ao conhecimento de seus direitos, a melhores empregos e a um mundo imenso de oportunidades.

No Guarujá, segundo última medição do IBGE, a taxa de analfabetismo encontra-se em mais de 8%, ou seja, mais de 18 mil pessoas que não sabem ler e escrever.  A Unesco considera que uma cidade esta livre do analfabetismo quando consegue reduzir sua taxa para menos de 4%, situação que apenas três municípios no estado de São Paulo conseguiram alcançar.

A Prefeitura de Guarujá oferece através da Secretaria de Educação a possibilidade de se alfabetizar através de salas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Programa Brasil Alfabetizado. Apesar do crescente número de matrícula, ainda existem muitos cidadãos que não conhecem essa oportunidade de acesso gratuito à educação, por isso devemos reunir esforços para diminuir o analfabetismo e tornar o Guarujá uma “Cidade Livre do Analfabetismo”.

Desta forma a Prefeitura estará mobilizando todas as suas Secretarias e unidades públicas para se tornarem um ponto de captação de alunos para serem alfabetizados. Porém para uma ação mais eficaz, contamos com a participação dos demais órgãos públicos, empresas da cidade, organizações da sociedade civil e de cada morador de nosso município a fim de captarem alunos, divulgar a importância de se alfabetizar, formarem núcleo de alfabetização e atuarem, como voluntários, neste primeiro passo na luta pela transformação social através da Educação.

A abertura da campanha será no dia 29/07 às 15 horas no Paço Municipal Raphael Vitiello e contamos com sua presença e dos colaboradores de sua instituição para junto tornarmos o Guarujá uma “Cidade Livre do Analfabetismo”.

Maiores informações pelo telefone (13) 3308-7770 – ramais 7717, 7720 ou 7709.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Cursos profissionalizantes no Perequê

Com parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), a prefeitura de Guarujá estará oferecendo neste segundo semestre turmas para os cursos de eletricista instalador residencial, leitura interpretativa de desenho e projetos de obras civis e pintor de obras.

A grande novidade é que os cursos vão acontecer em escolas dos bairros Mar e Céu, Maré Mansa, Perequê e Umuarama. Ao todo serão 208 vagas e futuramente será ampliado este número.

E.M. Mário Cerqueira Leite Filho - Perequê
E.M. Benedicta Blac Gonzalez - Jd. Umuarama
E.M. Ver. Ary da Silva Souza - Jd. Mar e Céu
CAEC Cornélio Conceição Pacheco - Maré Mansa

Mais informações pelo telefone: 13-3308-7770