Educação é a porta de entrada para melhoria da condição humana, com ela o cidadão tem acesso à cultura, ao conhecimento de seus direitos, a melhores empregos e a um mundo imenso de oportunidades.
No Guarujá, segundo última medição do IBGE, a taxa de analfabetismo encontra-se em mais de 8%, ou seja, mais de 18 mil pessoas que não sabem ler e escrever. A Unesco considera que uma cidade esta livre do analfabetismo quando consegue reduzir sua taxa para menos de 4%, situação que apenas três municípios no estado de São Paulo conseguiram alcançar.
A Prefeitura de Guarujá oferece através da Secretaria de Educação a possibilidade de se alfabetizar através de salas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Programa Brasil Alfabetizado. Apesar do crescente número de matrícula, ainda existem muitos cidadãos que não conhecem essa oportunidade de acesso gratuito à educação, por isso devemos reunir esforços para diminuir o analfabetismo e tornar o Guarujá uma “Cidade Livre do Analfabetismo”.
Desta forma a Prefeitura estará mobilizando todas as suas Secretarias e unidades públicas para se tornarem um ponto de captação de alunos para serem alfabetizados. Porém para uma ação mais eficaz, contamos com a participação dos demais órgãos públicos, empresas da cidade, organizações da sociedade civil e de cada morador de nosso município a fim de captarem alunos, divulgar a importância de se alfabetizar, formarem núcleo de alfabetização e atuarem, como voluntários, neste primeiro passo na luta pela transformação social através da Educação.
A abertura da campanha será no dia 29/07 às 15 horas no Paço Municipal Raphael Vitiello e contamos com sua presença e dos colaboradores de sua instituição para junto tornarmos o Guarujá uma “Cidade Livre do Analfabetismo”.
Maiores informações pelo telefone (13) 3308-7770 – ramais 7717, 7720 ou 7709.